O valor representa um crescimento nominal de 8,2% em relação ao mesmo período de 2014.
O setor de franquias registrou faturamento de R$ 35,5 bilhões no terceiro trimestre deste ano. O valor representa um crescimento nominal, sem desconto da inflação, de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
O estudo foi divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), durante convenção do setor em Comandatuba, na Bahia, nesta quinta-feira (22). O cálculo compila e cruza dados da própria entidade, Sebrae e IBGE.
Educação e treinamento, negócios (como consultorias), serviços e veículos foram as categorias que mais cresceram, com 15%. Hotelaria e turismo, na sequência, registraram 14%.
No acumulado do ano até outubro deste ano, o faturamento chegou a R$ 99,385 bilhões, um incremento de 10,1% em relação a 2014.
Na avaliação de Cristina Franco, presidente da ABF, o crescimento pode ser reflexo do menor tíquete médio dos serviços e produtos oferecidos pelas franquias, em relação ao restante do varejo.
O número de franquias no país cresceu 2%. Existem hoje 133.897 franquias ativas no Brasil. E 0,6% das franquias trocaram de dono no período.
Otimismo
Cristina Franco, presidente da ABF, demonstra otimismo em relação ao momento econômico vivido pelo Brasil.
'Quem já experimentou a hiperinflação dos anos 1980 sabe dimensionar melhor essa crise e compreender seu ciclo', disse.
Veículo: Jornal do Commercio - PE