Black Friday vai gerar R$ 21 mi na região do ABC

Leia em 2min 30s

Amanhã, a Black Friday, data mais aguardada deste mês para o comércio, deve movimentar R$ 21 milhões, só no Grande ABC, em compras a partir da meia-noite de hoje. Esse montante significará crescimento de 12% em relação a 2014. É o que projeta o site Busca de Descontos, organizador do evento no Brasil, em parceria com a ClearSafe. A estimativa considerou cinco cidades da região (não inclui Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).

A pesquisa ainda aponta que os produtos mais procurados pelos moradores da região serão os itens eletrônicos, eletrodomésticos e informática. “A penetração e a transparência do evento aumentaram, resultando em mais adeptos às compras. O valor agregado dos produtos é menor que no ano passado, o que também impulsiona vendas”, afirma o economista e professor da Universidade Mackenzie Agostinho Pascallichio, que acha que a Black Friday pode ser uma antecipação das compras de Natal.

“Em momentos de recessão, como o que a região vive, é que se criam maiores expectativas quando se trata de descontos”, analisa o economista Sandro Maskio.

A data é encarada por muita gente como oportunidade para boas compras. O casal de noivos de São Bernardo Rodrigo Santos Cardozo, 28 anos, engenheiro de produção, e Camila Queiroz, 26, nutricionista, por exemplo, está ansioso para o evento. “Estamos esperando desde julho para comprar nossas passagens aéreas da lua de mel. Estamos ansiosos pelas ofertas”, afirma Camila.

Já o comerciante José Coelho Gamizzo, 58, de Mauá, dono da loja J&M Presentes, está apostando na venda de eletrodomésticos e eletrônicos. “Temos produtos com até 40% de desconto. Espero que as vendas sejam 10% melhores que em 2014”, afirma Gamizzo.

DESCONTOS - Lojas físicas do comércio da região também se prepararam e estão com promoções em diversos setores. Desde segunda-feira, até domingo, toda a rede Coop (Cooperativa de Consumo) está com descontos de até 40% nos eletros. Alimentos, vinhos e cervejas especiais também estão em oferta, que poderão ser pagas em até dez vezes no cartão, sem juros. Até a fábrica da Volkswagen, na Via Anchieta, em São Bernardo, terá o Feirão Black Friday, neste fim de semana, com ofertas exclusivas para a compra de modelos da marca.

Os shoppings também terão programação especial. Entre eles, o Praça da Moça, em Diadema, terá, até domingo, ofertas de até 75%, e horário estendido para as 23h na sexta-feira e no sábado, e o Atrium Shopping, em Santo André, também terá amanhã e no fim de semana promoções, com os descontos de até 70%.

CUIDADO - Com a maioria das ofertas sendo feita pela internet, é importante que o consumidor fique atento para não cair em nenhuma fraude. “Optar por lojas conhecidas, evitar usar computadores públicos para transações e fazer pagamento no cartão de crédito evitam possíveis problemas com propagandas enganosas”, aconselha o professor da Faculdade de Direito de São Bernardo Arthur Rollo.

 



Veículo: Jornal Diário do Grande ABC


Veja também

Como alavancar o setor logístico

                    ...

Veja mais
Lojas ampliam mix para driblar sazonalidade

Para manter as vendas aquecidas durante o verão, redes de produtos ligados ao frio, como adegas e chocolaterias, ...

Veja mais
Comércio abre 24 mil vagas; indústria demite 53 mil

      Veículo: Jornal Diário do Grande ABC...

Veja mais
Black Friday promete descontos de até 80%; confira as principais ofertas

                    ...

Veja mais
Cebola apresenta maior queda de preço entre produtos

                    ...

Veja mais
Confiança do consumidor interrompe 6 quedas e avança em novembro, diz FGV

        Indicador registrou alta de 1,3% na comparação com o mês anterior, ...

Veja mais
Estoques melhoram em novembro

O indicador que mede o nível de adequação dos estoques varejistas em São Paulo subiu 2,9% es...

Veja mais
Consumidor deve ficar em alerta para os preços na Black Friday

                    ...

Veja mais
Indústria reage à proteção ao aço

            Fabricantes de produtos eletrônicos e de máquinas ...

Veja mais