Indicador registrou alta de 1,3% na comparação com o mês anterior, passando de 75,7 pontos em outubro para 76,7 em novembro.
A confiança do consumidor brasileiro interrompeu seis meses de queda e subiu 1,3 por cento em novembro na comparação com o mês anterior, com destaque para a melhora nas expectativas.
A Fundação Getulio Vargas informou nesta quarta-feira que o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 76,7 pontos em novembro, contra 75,7 pontos em outubro.
O Índice de Expectativas teve alta de 2,1 por cento, a 82,8 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) ganhou 0,2 por cento em novembro e foi a 65,8 pontos.
"Os consumidores melhoraram suas perspectivas com relação ao futuro econômico. Mesmo com essa recuperação, as vendas de Natal parecem estar comprometidas, pois a intenção de compras de bens duráveis atingiu em novembro o menor nível da série, influenciada pela piora da percepção sobre a situação financeira da família", disse em comunicado a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda Bittencourt.
As perspectivas para a economia brasileira continuam em franca deterioração, com economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetando retração de 3,15 por cento este ano, em meio a incertezas na área fiscal e forte crise política, com inflação e desemprego elevados.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a leve melhora no indicador se deve à proporção de empresas do varejo paulistano com estoques em situação adequada, que passou de 45,8% em outubro para 47,2% em novembro. Apesar disso, para a FecomercioSP, essa situação ainda exige bastante atenção.
Veículo: Jornal DCI