Lojas ampliam mix para driblar sazonalidade

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Para manter as vendas aquecidas durante o verão, redes de produtos ligados ao frio, como adegas e chocolaterias, aumentam a oferta de produtos e apostam em um consumo mais sofisticado.

Com a aproximação do verão, as vendas de produtos relacionados ao frio, como chocolates e vinhos, tendem a cair. Para driblar esse problema, as lojas buscam ampliar o mix de produtos e sofisticam o consumo como estratégias para manter as vendas aquecidas.

Segundo o professor de pós-graduação na área de varejo da Faap, Antônio Sá, estas são as saídas possíveis para que o negócio se mantenha rentável durante as épocas em que o consumo recue por problemas de sazonalidade. "É importante que essas lojas busquem aumentar o mix, mesmo que seja de forma paliativa, para atrair o consumidor que resiste à sazonalidade", indica.

Outras alternativas, de acordo com Sá, são agregar informação aos produtos ou sofisticar o consumo, através da venda de itens que envolvam cuidados maiores de produção e atenção à saúde do cliente. "Apesar de mais caros, eles costumam fidelizar mais o consumidor na hora da compra", explica o professor.

Um exemplo disso é a Evino, que comercializa vinhos pela internet. Para driblar a sazonalidade, a loja aposta na sofisticação do cliente, além de um clube de compras que garante o retorno do consumidor.

"A sazonalidade nos atrapalhava mais há alguns anos. Com esses programas, temos conseguido equilibrar um pouco mais as vendas também durante o verão", diz o cofundador da Evino, Marcos Leal.

Durante os meses frios, como julho e agosto, a companhia registra o dobro de vendas se comparado a meses mais quentes, como janeiro, fevereiro e março.

Ainda segundo Leal, datas como o Natal, além da Black Friday, também ajudam as vendas a crescer nessa época.

"Os clientes do nosso clube de compras recebem vinhos nossos todo mês. Durante o verão, enviamos a eles vinhos do tipo rosé ou branco, mais atrelados ao consumo em dias quentes", diz ele.

Este ano, a Evino prevê crescer até 160% em faturamento. No ano passado, a companhia faturou R$ 18 milhões, e para 2016 a previsão é de abocanhar até R$ 46 milhões.

Consumo sofisticado

Para a concorrente Wine.com.br, o consumidor brasileiro está mais "evoluído", o que tem ajudado a enfrentar a sazonalidade de verão.

"Os vinhos brancos, rosés e espumantes hoje representam mais de 30% das vendas no mercado brasileiro. Isso reflete a evolução do consumidor, mais adequado a questões como o perfil das estações", conta o gerente de marketing da Wine.com.br, Rui Duarte.

Através desse equilíbrio nas contas, a marca vai conseguir faturar R$ 300 milhões em vendas ao final deste ano, o que representa um crescimento de 50% sobre o faturamento registrado em 2014.

A aposta no paladar mais sofisticado também é praticada pela chocolateria catarinense Nugali, que possui loja própria em Pomerode, no norte de Santa Catarina.

"O inverno chega a representar 30% de todo o faturamento do ano. Mas esse nível tem caído nos últimos anos, já que temos conseguido equilibrar as vendas no verão também", afirma a diretora comercial da Nugali, Maitê Lang.

Segundo ela, na época quente do ano a marca vai apostar na venda de chocolates 'gourmet', caracterizados por produtos com zero açúcar ou amargos, visto como mais saudáveis pelos clientes. "[Os produtos] são mais consumidos por clientes de classe A e B, já que são um pouco mais caros. Mas essa estratégia tem se mostrado certeira, porque temos vendido bem esses produtos no calor", argumenta.

Sem revelar a previsão de faturamento, a diretora estima um crescimento de até 27% em vendas ao final deste ano.

"O consumidor está cada vez mais sofisticado, na nossa visão. Por isso, achamos que esses produtos 'gourmet' têm impactado positivamente as nossas vendas, tanto no inverno, quanto no verão", complementa Lang.

 



Veículo: Jornal DCI


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