Tíquete médio é maior do que o da Capital.
O Natal se aproxima e, apesar da crise econômica e seus impactos negativos, o consumidor de Juiz de Fora (Zona da Mata) está animado em relação às compras. É o que revela Pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF). Das 415 pessoas entrevistadas, 300 disseram que vão comprar presentes. Desse universo, 40,67% pretendem gastar mais de R$ 200. O valor é superior ao tíquete médio estimado para a data na capital mineira, de R$ 89,53 por cada pessoa que pretende comprar quatro presentes, conforme pesquisa recente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Para o presidente do Sindicomércio-JF, Emerson Beloti, a perspectiva é muito positiva, uma vez que o preço estimado para as compras natalinas em 2014 foi inferior, de R$ 100 a R$ 150, conforme depoimento dos entrevistados à época. “Acreditamos que muitas pessoas vão comprar presentes para participar de amigo oculto”. Prova disso é que os livros aparecem, pela primeira vez nos últimos sete anos, em 5º lugar no ranking das preferências por presentes, citados por 3,67% dos entrevistados.
As roupas ficaram em primeiro lugar, apontadas por 54,33% dos entrevistados, seguidas por brinquedos (16,67%), sapatos (4,33%), eletrônicos (4%), perfumes (3,33%), cosméticos (1,67%) e bijuterias (1%).
Beloti ressalta que 2015 foi um ano difícil para o setor, cujas vendas apresentaram retração entre 3% e 4% até o momento. Mas que, com o Natal, considerada a melhor data em termos de vendas para o comércio, o cenário pode mudar. “Poderemos zerar isso ou, quem sabe, até encerrarmos o ano com alta de 1%. Isso dependerá do empenho do setor”, afirma.
Para tanto, o presidente do Sindicomércio-JF diz que está sendo realizada, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL-JF) a campanha “Juiz de Fora de Braços Abertos”, cujo foco é atrair consumidores de outras cidades. “Nós temos 73 cidades ao redor de Juiz Fora, na Zona da Mata, sendo que algumas têm de 5 mil a 8 mil habitantes e que têm comércio. Então, queremos atrair esse público. Isso vale também para consumidores do Rio de Janeiro, estado vizinho”, acrescenta.
De acordo com Beloti, está sendo realizado um trabalho junto ao varejo local para que sejam adotadas algumas estratégias para o Natal, como manter os mesmos preços praticados no mercado em setembro deste ano, oferecer melhores condições de pagamento, como aumento do número de parcelas no cartão de crédito, e bom atendimento. “A partir de 17 de dezembro, as lojas também vão estender o horário de funcionamento para atender os consumidores. Como Juiz de Fora é um polo de serviços, como saúde e ensino, muitas pessoas passam por aqui”, explica.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG