A pesquisa do Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) mostrou também que a modalidade de pagamento escolhida pela maioria dos participantes da pesquisa (56,67%) foi à vista/dinheiro. O cartão de crédito aparece em segundo lugar, eleito por 31,67% dos entrevistados. O pagamento via cartão de crédito/débito será a escolha de 10% dos ouvidos no levantamento.
“O consumidor está mais cauteloso em relação às compras devido a vários fatores relacionados ao cenário econômico, como aumento do desemprego. Há demissões por parte de diversos setores, como construção civil e indústria. E sem emprego não há consumo”, enfatiza Beloti.
Na opinião do presidente do Sindicomércio-JF, o momento é uma grande oportunidade para as empresas tentarem recuperar os prejuízos que tiveram com queda das vendas ao longo do ano. “As empresas visam lucro. Mas o momento não é de ganhar mais e sim de captar dinheiro para cumprir com as obrigações financeiras, saldar as dívidas”, diz ele.
Em relação ao motivo que melhor definiria o local de compra, 33% dos entrevistados disseram que preços e promoções, seguidos de comodidade (23%), variedades (18,33%) e localização geográfica (7,33%).
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG