O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 0,9 ponto na passagem de novembro para dezembro. O indicador foi influenciado pela melhora das expectativas dos empresários para os meses seguintes.
De acordo com a prévia da Sondagem da Indústria, divulgada nesta segunda-feira (21) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a melhor avaliação dos industriais sobre os próximos meses ajuda a explicar a alta do índice de confiança para 75,7 pontos em dezembro. No mês anterior, o ICI estava em 74,8 pontos.
No entanto, na comparação com dezembro do ano passado, o ICI ainda apresenta retração de 11,0 pontos.
Na apuração prévia, o Índice de Expectativas (IE) ficou 1,9 ponto acima do registrado em novembro, com 77,0 pontos. No confronto com dezembro do ano passado, o indicador recuou 8,9 pontos.
Já o Índice da Situação Atual (ISA) deve se manter estável em 74,8 pontos em dezembro contra um mês antes, informou a FGV. Em relação a dezembro de 2014, o ISA apresenta perda de 12,2 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apurado pela sondagem prévia indica alta de 0,4 ponto percentual (p.p.) na passagem de novembro para dezembro, chegando a 75%, o maior nível registrado desde setembro de 2014. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima segunda-feira (28).
Veículo: Jornal DCI