As usinas do centro-sul processaram 18 milhões de toneladas de cana na primeira quinzena de dezembro, mantendo ritmo de trabalho quase igual ao da segunda quinzena de novembro, informou ontem a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
O volume processado, no entanto, ficou 77% acima do registrado na primeira quinzena de dezembro de 2014, quando muito mais usinas já haviam encerrado a safra. "As usinas estão querendo aproveitar ao máximo a possibilidade de colheita para evitar a cana em pé [sobrando para a próxima temporada]", disse o diretor da Job Economia, Júlio Maria Borges.
Dados do serviço meteorológico Reuters Weather Dashboard mostram que a primeira quinzena de dezembro não foi seca no interior do Estado de São Paulo - principal região produtora de cana do País -, mas os números da Unica indicam que as empresas fizeram um esforço para continuar os trabalhos.
"Os preços [do etanol e do açúcar] estão atrativos", destacou Borges. Devido ao grande número de usinas ainda em atividade, a Unica não divulgou o balanço do ano.
Veículo: Jornal DCI