Laranjais se beneficiaram de estresse hídrico e da precipitação constante. Produção de suco de laranja deve crescer 12%.
A safra brasileira de laranja 2015/16 deve atingir 410 milhões de caixas (de 40,8 quilos cada), o que representa um incremento de 10 milhões de caixas em relação à temporada anterior, segundo o adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Apenas o cinturão citrícola brasileiro de São Paulo e Minas Gerais deve ser responsável pela produção 295 milhões de caixas desse total projetado.
De acordo com o relatório do USDA, os laranjais se beneficiaram de estresse hídrico e da precipitação constante durante agosto e setembro de 2015. No entanto, o tempo excessivamente seco em outubro reduziu o potencial de produção inicial.
O adido projeta um consumo interno de 135,5 milhões de caixas, 5,5 milhões de caixas a mais do que o projetado para 2014/15. Esta previsão inclui também as perdas de frutas por queda, transportes e outros.
A produção de suco de laranja concentrado e congelado (FCOJ na sigla em inglês) deve alcançar 1,092 milhão de toneladas, 12% a mais em relação à oferta de 2014/15, por causa da maior disponibilidade de frutas para processamento e do aumento da área plantada pela indústria. Como as exportações devem se manter estáveis, os estoques finais de FCOJ no ciclo atual estão projetados em 195 mil toneladas, incremento de 17 mil toneladas em relação ao período subsequente.
O consumo interno de FCOJ é projetado em 35 mil toneladas, estável em relação à 2014/15. Segundo o adido, muitas indústrias estão alterando a fórmula de suas bebidas, como refrigerantes e néctares, reduzindo a concentração de suco de laranja. A situação econômica do País também tende a prejudicar o consumo do produto durante a safra 2015/16.
Veículo: Portal G1