O Procon-RP fechou o ano de 2015 com um aumento de 84% no seu atendimento em relação a 2014. Nos 12 meses do ano passado o órgão, da Prefeitura de Ribeirão Preto, fez 74.158 atendimentos, 33.850 a mais que os 40.308 atendimentos do ano anterior.
Se comparado aos 39 mil registrados no ano de 2013, o atendimento em 2015 chega perto de 90% de crescimento. Esse novo recorde consolida o Procon de Ribeirão Preto (SP) como o mais procurado do Brasil.
Mas não foi só o aumento de atendimentos que chamou a atenção no balanço dos números do órgão.
O Procon-RP aumentou para cerca de 87% o índice de resolução dos casos, ou seja, aumentou em média 7% o índice de solução para os problemas que registra.
Em cada 100 casos
Isso significa dizer que de cada 100 casos, em 87 deles o Procon consegue fazer prevalecer o Código de Defesa do Consumidor, sem a necessidade de abrir uma CIP (Carta de Investigação Preliminar), que é o primeiro passo da ação fiscalizatória para a aplicação de multa.
Essa nova filosofia de trabalho vem, inclusive, rendendo bons frutos, na medida em que tem transformado o Procon de Ribeirão em modelo para o Brasil.
De órgão meramente penalizador, o Procon local hoje é um órgão conciliador e mediador entre o consumidor e geradores de consumo que, consegue, na maioria das vezes, resolver os conflitos estabelecidos nas relações de consumo do ribeirão-pretano em tempo recorde, ou seja, em menos de três dias.
Filosofia de atendimento
Os números comparativos das CIPs entre 2014 e 2015 demonstram a eficácia dessa nova filosofia de atendimento.
As Cartas de Investigação Preliminar, proporcionalmente, diminuíram de um ano para o outro se levado em consideração o aumento de 84% na demanda.
Foram abertas em 2014, 3815 CIPs, contra 4.291 em 2015, ou seja, apenas 476 a mais, o que representa um aumento de só 12,5%.
Paulo Garde, coordenador do Procon de Ribeirão Preto, comemora os resultados positivos do trabalho desenvolvido nos últimos anos.
Canal direto
"Primamos em fazer acordos com as empresas, estabelecendo um canal direto que resulta em maior rapidez e eficiência na solução dos problemas. Com isso, aumenta a confiança, o respeito e a credibilidade dos consumidores no trabalho desenvolvido pelo órgão, o que, consequentemente, faz crescer a procura", destaca o coordenador.
Ferramentas
Garde também atribui o aumento do número de atendimentos aos novos canais que o Procon dispõe na atualidade.
"Hoje" - diz - "as ferramentas da internet aproximam o consumidor do Procon. Recebemos demandas não só internamente e pelo telefone, mas pelas redes sociais [Facebook] e e-mails".
Ainda segundo Garde, "a procura pelo Procon tende a aumentar no ano que vem também em função da criação recente de um novo canal de comunicação, criado através do WhatsApp".
Nos primeiros dias de funcionamento do Procon no WhatsApp foram registradas cerca de 25 mensagens diárias entre pedidos de orientação e denúncias dos consumidores que se sentiram lesados.
Veículo: Jornal DCI