As vendas de ovos de chocolate para a Páscoa – que será comemorada no dia 27 de março – deverão apresentar estagnação na comparação com 2015. Apesar do crescimento zero, a indústria vê essa perspectiva com bons olhos, já que, diante da crise econômica, seria natural que houvesse queda no faturamento. Ao longo de todo o ano passado, o setor comercializou 10% menos do que em 2014, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).
“Em 2015, comercializamos 19,7 mil toneladas de ovos, o que equivale a 80 milhões de unidades em todo o País. Neste ano, o desempenho ficará dentro desse patamar, pois o cenário econômico dificulta”, explica o vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca. Entre os fatores citados como responsáveis pela estagnação está a inflação, que fechou 2015 a 10,67% e reduz o poder de compra da população. Em relação aos preços dos produtos, ele prevê aumento na comparação com a mesma época de 2014, mas não precisou um percentual médio.
Na manhã de ontem, os principais fabricantes de chocolate participaram do Salão de Páscoa, evento promovido pela Abicab na Capital, e apresentaram 147 produtos que serão comercializados neste ano. Para atrair os consumidores, as marcas apostam em variedades de tamanhos, formas e, principalmente, preços. A Arcor, por exemplo, irá focar no público infantil: 90% dos ovos oferecidos neste ano serão destinados às crianças. A empresa coloca no mercado linha na qual os doces são embalados em itens utilizados no cotidiano, como lancheira, sombrinha e lanterna.
Segundo Leonardo Dal Farra, diretor de marketing do Grupo CRM, das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, as vendas de chocolates no Natal de 2015 trouxe otimismo para o conglomerado. “Sentimos uma migração dos presentes tradicionais de vestuários e cosméticos para os chocolates. Esperamos que isso se repita agora”, afirma.
A Nestlé – companhia que também detém a marca Garoto – investiu em embalagens diferenciadas para chamar a atenção dos compradores. Uma opção é o KitKat de 340 gramas, que vem acompanhado de um headphone. Aproveitando o sucesso do cinema, a empresa oferece o ovo do Star Wars, apresentado na embalagem de 150 gramas e acompanha brinde.
Empregos
A associação dos fabricantes estima que a oferta de mão de obra temporária para atender a demanda da Páscoa chegue a 29 mil vagas, o que representa aumento de 10% na comparação com 2015, quando 26,5 mil trabalhadores foram contratados para atuar por tempo determinado. “A concorrência está maior. Então, é preciso aumentar o número de vendedores e promotores para dar conta”, finaliza Fonseca.
Veículo: Jornal Diário do Grande ABC