A falta de produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros diminuiu entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Segundo a consultoria NeoGrid, o motivo seria a cobertura de estoques dos estabelecimentos, que aumentou no mesmo período.
O indicador, que mede a disponibilidade dos itens nas prateleiras dos varejistas, subiu 20% nos últimos dois meses de 2015, passando de 12,03%, em novembro, para 9,65%, no mês seguinte, conforme levantamento.
Em dezembro, as vendas do setor apresentaram alta real de 24,17% ante o mês anterior, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) na última semana.
Para o diretor de relacionamento de varejo e indústria da NeoGrid, Robson Munhoz, a queda na ruptura está relacionada à tentativa do varejo de melhorar os resultados de 2015. "Os supermercadistas resolveram abastecer as lojas, pois viram no período de festas, quando as pessoas recebem o 13º salário, uma oportunidade para aumentar as vendas e reverter os saldos, ainda que no último momento", explica.
Outro motivo para a queda da ruptura, na visão de Munhoz, foi o aumento na cobertura de estoque - que aponta o número de dias que o estoque do varejista cobre a demanda do consumidor. De acordo com a pesquisa da NeoGrid, em novembro houve um aumento de 44% do indicador, que passou de 92,95 dias, em outubro, para 133,65 dias no penúltimo mês do ano.
"O aumento da cobertura ocorreu porque houve melhor balanceamento do mix de produtos pelos varejistas, que precisam garantir que determinados itens, geralmente consumidos no período de festas, estejam disponíveis nas prateleiras dos supermercados", comenta Munhoz.
Questionada se a crise econômica poderia ter interferido na maior disponibilidade de produtos nos supermercados, a NeoGrid informou, em nota, que não há relação entre um fato e outro.
"Com certeza [o aumento da disponibilidade] foi devido a uma melhora na configuração dos estoques", disse.
Promoções em alta
Após registrar queda de 1,9% nas vendas totais em 2015, de acordo com balanço divulgado pela Abras, os supermercados avaliam estratégias para contornar a crise econômica.
Uma das saídas mais prováveis, segundo o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, é adotar promoções que atraiam os consumidores.
A Associação Paulista de Supermercados (Apas), por exemplo, promove, desde ontem, a campanha "Marcas Campeãs", que visa gerar oportunidades de vendas e colaborar com os resultados do setor.
"Nossa intenção é ajudar o pequeno e médio empresário e presenteá-lo com uma campanha que zela pelo relacionamento dele com seu maior patrimônio: os consumidores", afirma o presidente da Apas, Paulo Celso.
O regulamento da campanha prevê que o consumidor tenha direito a um cupom a cada R$ 40 em compras em produtos participantes. Para concorrer, é preciso que ele insira o código promocional no site www.promocaomarcascampeas.com.br e, após informar seus dados pessoais, o consumidor poderá cadastrar novos cupons, além de visualizar os já cadastrados.
Os prêmios variam de "vales" de R$ 1 mil, motocicletas e carros zero quilômetro, além de uma casa de R$ 170 mil.
"Estamos com 1.090 lojas participantes. Esperamos ultrapassar 35 milhões de cupons cadastrados", diz Celso.
Veículo: Jornal DCI