BR Distribuidora prevê aportes de R$ 4,3 bilhões em 5 anos

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A BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras na área de distribuição de combustíveis, deverá investir R$ 4,3 bilhões no período de 2009 a 2013. Dentre os principais gastos, haverá investimentos na incorporação das fábricas de asfalto, na troca de bandeira dos Postos Ipiranga, na modernização dos postos da Rede BR e na adequação da infraestrutura logística. José Eduardo Dutra, presidente da BR Distribuidora, ressaltou que não estão previstas novas aquisições até 2013. O executivo disse que o objetivo da companhia é aumentar a participação de mercado com crescimento orgânico. "Temos uma meta para 2013, que eu não vou dizer qual é, que prevê o crescimento sem aquisições", disse Dutra.

 

A área que receberá o maior volume de investimentos nos próximos cinco anos será o segmento de postos e conveniência, que absorverá R$ 1,4 bilhão. O mercado consumidor, gás e energia, contará com R$ 953 milhões e as áreas de logística e corporativa, R$ 918 milhões. Os investimentos na Liquigás e aportes contabilizarão R$ 1,021 bilhão. "Os investimentos serão todos com recursos próprios, em 2009, sem captações previstas, o que manterá o baixo nível de endividamento", frisou.

 

Umas das ações mais visíveis da distribuidora é a troca de bandeira dos Postos 'Ipiranga' para 'BR' nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A ação é uma conseqüência da venda da Alvo (empresa dona da marca Ipiranga) para a Petrobras - realizada em 19 de março de 2007 e que se solidifica este ano. Com isto, a BR passa dos atuais 6.376 postos para cerca de 7.100 e acrescenta 400 milhões de litros de derivados por mês ao volume comercializado - cerca de 3 bilhões.

 

No total, cerca de 800 postos estão desde o início de março recebendo faixas e adesivos que comunicam a mudança. Com a alteração, a BR Distribuidora acrescenta um volume de combustível de 300 mil m³ por mês, o que eleva o market share da empresa para 39% em todo o País. "A presença nessas regiões ajudará a coibir práticas irregulares de mercado", lembra Dutra.

 

A mudança de bandeira desses postos ocorrerá de forma gradual, pois a BR pode utilizar a marca Ipiranga até 2012. Além disso a distribuidora planeja a abertura de novos postos em regiões consideradas estratégicas e comprará algumas unidades bandeira branca (sem marca). Outra ação será a incorporação das sete fábricas de asfalto da Iasa (Ipiranga Asfaltos).

 

A BR Distribuidora comemora os resultados de 2008, afinal alcançou um lucro 18% maior do que o lucro operacional projetado para o exercício. No acumulado ano, o lucro líquido foi de R$ 1,289 bilhão - 53,3% maior do que o verificado no mesmo período em 2007, que totalizou R$ 841 milhões.

 

Redução

 

As vendas da BR Distribuidora nos últimos meses de 2008 sofreram queda. Entre dezembro a janeiro, as vendas de óleo diesel e óleo combustível tiveram redução que variou entre 2% e 3%, o que representou um decréscimo de 60 milhões de litros por mês na comercialização às indústrias, principalmente para os setores de mineração e de papel e celulose. "A crise já afetou o setor de combustíveis no país, particularmente os utilizados pelas indústrias, como é o caso do óleo combustível, e do óleo diesel usado nos transportes de carga. E até o momento, nossos principais clientes, como a Vale, não deram sinais de retomada", disse Dutra. O setor industrial responde, segundo ele, por algo entre 10% e 15% das vendas totais.

 

A distribuidora informou, ainda, de que houve queda na comercialização do óleo combustível, devido à substituição pelo gás natural na indústria, e do GNV, por conta da queda nas conversões. Desde 2006, a empresa ascende na venda de combustíveis e comercializou ano passado 37.794 mil metros cúbicos de combustíveis.

 

Veículo: DCI


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