A companhia de laticínios gaúcha Bom Gosto assumiu ontem a operação da fábrica que pertencia à Parmalat em Garanhuns, no interior de Pernambuco. A planta tem capacidade para processar 500 mil litros de leite por dia e é a primeira unidade da Bom Gosto localizada no Nordeste do País. O grupo adquiriu a fábrica em fevereiro, após uma oferta avaliada em R$ 31 milhões.
Com a nova planta, a Bom Gosto - que tem sede em Tapejara (RS) - soma 19 plantas industriais e capacidade instalada para processar 4 milhões de litros por dia. Além do Nordeste, a empresa também irá expandir a produção industrial para o Uruguai, onde pretende construir uma planta para 400 mil litros por dia.
Wilson Zanatta, presidente da Bom Gosto, disse que, atualmente, a planta processa 200 mil litros por dia e o objetivo é aumentar gradativamente o uso da capacidade instalada. A produção de leite longa vida - que representa 90% do total -, de leite tipo C, de creme de leite, de leite condensado e de leite em pó feita na planta de Garanhuns é distribuída na Região Nordeste.
Segundo Zanatta, o interesse da Bom Gosto na região surgiu pelo potencial de crescimento, que atrai a atenção dos fabricantes do setor. "A companhia irá estimular o desenvolvimento da bacia de leite junto com o aumento de produção e deve transferir matrizes de gado leiteiro para a região nordeste do Brasil", afirmou o presidente da Bom Gosto, sem detalhar o ritmo de crescimento esperado. A unidade até então controlada pela Parmalat recebe matéria-prima de cerca de 700 produtores rurais.
Veículo: DCI