A crise econômica também deve se refletir em vendas fracas de chocolates nesta Páscoa. O produto está mais caro do que no ano passado e, com a alta no desemprego e redução do poder de consumo, os comerciantes estão cautelosos com os negócios.
Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, assim como no ano passado, as vendas ligadas à Páscoa vão cair. A projeção para este ano indica uma queda de 3,4% em relação a 2015, quando houve uma retração de 1,0% em relação a 2014. A data disputa com o Dia dos Namorados a quinta colocação no ranking do calendário do varejo nacional e deverá movimentar R$ 2,8 bilhões em vendas este ano.
O estudo mostra que esta deverá ser a Páscoa mais cara dos últimos 13 anos. Em relação ao mesmo período de 2015 houve a variação média de preços de +13,6%. Em 2003 o aumento foi de 26% em relação ao ano anterior. Entre os itens que mais subiram estão pescados (+11,3%), chocolate (+13,3%), combustíveis (+21,1%) e azeites (+28,3%). Por nota, o economista da entidade, Fabio Bentes, afirmou que a retração nas vendas projetada é fruto da inflação, aliada à alta do dólar, que impacta mais os artigos importados.
Veículo: Jornal DCI