Atacarejo vai ter maior área de estoque e mix de produtos

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Aumentar a área de estocagem e ampliar a variedade de produtos ofertados. Dividir bem o atendimento entre os pequenos comerciantes e os clientes finais. São estas as tendências do atacarejo para este ano, de olho em manter o foco de vendas nos transformadores, mas sem deixar de lado o cliente final.

"Com a elevação do pé-direito e metragem das unidades na área de estocagem, os produtos poderão ser armazenados no ponto de venda ao mesmo tempo que isso facilitará a operação de reposição e giro dos estoques", explica o presidente do Assaí Atacadista, Belmiro Gomes. Para ele, essa mudança e o aumento da variedade de produtos ofertados, que cresceu em cerca de 30%, são as principais novidades para as lojas da empresa.

O crescimento no portfólio de produtos parece ser uma tendência do segmento. De acordo com o diretor de operações e logística do Roldão Atacadista, Arthur Raposo, o número de produtos comercializados pela empresa, que até o meio do ano passado era de 7 mil itens, atualmente já passa de 8 mil. "Produtos que antes não tínhamos em nossas lojas, como itens sem lactose ou vinhos mais caros, começaram a ser comercializados", diz.

A maior demanda do consumidor final trouxe também outra mudança para o atacarejo. As redes passaram a se preocupar em implementar novos serviços nas lojas, como açougue e a venda de queijos e frios fatiados. "Estamos trabalhando essas mudanças nos últimos dois anos para atender melhor o consumidor final. Agora todas as nossas lojas novas já estão sendo abertas já com açougue", afirma Raposo.

A estratégia se apoia em informações como a do estudo Consumer Insights, elaborado pela Kantar Worldpanel, que mostrou como o atacarejo é a principal escolha de casais (23% das compras neste canal são feitas por casais, contra 9% do total do mercado). A pesquisa indicou ainda que as famílias compram 50% mais categorias no atacarejo do que nos hipermercados, e o consumo médio por ato de compra é 85% maior.

Expansão

Para 2016, outra novidade prevista pelo Assaí Atacadista é expandir para áreas em que a marca ainda não atua. "Planejamos abrir pelo menos mais dez lojas em 2016. Uma das novidades para este ano é que o Assaí chegará a seis novas capitais e à Região Norte, única onde ainda não temos unidades", afirma Gomes.

A empresa, que registrou um faturamento de R$ 11,3 bilhões no ano passado, prevê um crescimento de 30% para este ano, mantendo a média de expansão dos últimos anos.

Em entrevista ao DCI, no dia 3 de março, o presidente da rede Atacadão, Roberto Müssnich, afirmou que além de procurar expandir para mercados que não estejam canabalizados como os de regiões no Nordeste, a rede buscará, para este ano, negociar com fornecedores para reduzir custos e investir em produtos com preços mais competitivos.

No final de fevereiro a bandeira ampliou sua atuação no Nordeste, com a abertura de uma unidade no município de Santo Antonio de Jesus (BA).

Com a expansão, a rede atingiu a marca de 124 unidades de autosserviço no Brasil, e já atua em todos os estados.

 



Veículo: Jornal DCI


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