O volume de produção da indústria brasileira continua crescendo. Dados do Boletim Indústria do Ceper/Fundace mostram que a melhora iniciada em janeiro deste ano continuou a ser sentida pelo setor também no mês de fevereiro.
Com informações coletadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Boletim Indústria traz uma Sondagem da Indústria Brasileira, abordando temas como o volume de produção da indústria, a utilização da capacidade instalada e a evolução do número de empregados, além de medir o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI).
Assim como o volume de produção, o número de empregados voltou a aumentar nos dois primeiros meses de 2016. De acordo com os pesquisadores do Ceper/Fundace, esse crescimento de ambos os indicadores deve-se à sazonalidade do setor, que tradicionalmente aumenta sua produção no início do ano.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) vem apresentando tendência de crescimento desde janeiro de 2016. Porém, o fato de os indicadores ficarem abaixo de 50 pontos mostra que os empresariado da indústria ainda está pessimista, sobretudo com as condições da economia.
“O cenário de instabilidade política, a piora das contas públicas e a retração da demanda têm impactado duramente as expectativas dos empresários industriais”, afirma o pesquisador Luciano Nakabashi.
Veículo: Site Investimentos e Notícias