Colheita de café antecipada na região deve elevar a produção em até 20%

Leia em 2min 10s

A colheita de café na região de Caconde e São João da Boa Vista (SP) começou um mês antes do previsto. Produtores estimam que a safra vai ser maior e de melhor qualidade. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o aumento da produtividade deve ser de 20%.

 A previsão é colher mais de 3 milhões de toneladas em todo país, a segunda maior safra da historia, perdendo apenas para 2002. “Nos anos anteriores passamos por secar anormais, mas este ano a gente volta a ter uma safra normal na região”, disse João Batista Vivareli, diretor regional da Secretaria Estadual de Agricultura.

Colheita a todo vapor
Com grãos graúdos e vermelhinhos, a colheita está a todo vapor. “Tivemos uma florada um pouco antecipada, ela ocorreu em setembro, quando o normal para a nossa região é em outubro. É bom porque o produtor começa a colher mais cedo e começa a entrar dinheiro na região” disse o técnico agrícola Arivaldo de Moraes.

Em um sítio de 8 hectares em Caconde, o cafeicultor e a mulher fazem todo o trabalho e com a antecipação da colheita que, segundo eles, dá para fazer com mais cuidado. “Colher devagar com a ajuda dos familiares e sem precisar gastar com funcionários”, disse o cafeicultor Erico Penha.

Produtores otimistas
O produtor disse estar otimista com a safra. No ano passado, ele colheu 12 toneladas e agora espera 16. “A produtividade, o bom preço, eu acho que com a colheita teremos um bom lucro este ano”, afirmou Penha.

O cafeicultor Danilo Lima Copolini comemora: a produção triplicou de sete para 21 toneladas. “Acabamos retirando algumas lavouras antigas e adaptamos, renovamos com novas plantas em um espaçamento mais adequado”, explicou o cafeicultor.

Na fazenda de 320 hectares, as chuvas na época de maturação ajudaram bastante no desenvolvimento dos grãos. “Estão graúdos, muito bem formados, significa rendimento porque no final vende-se peso, não volume”, explicou o cafeicultor Mário Ferrari.

Oportunidade de trabalho
A colheita no local é feita com a ajuda das mãozinhas, maquinas que apanham o café. Cerca de 30 trabalhadores do distrito de Barrania, em Caconde, foram contratados para a safra. Uma nova oportunidade para Amanda Oliveira, que em março foi demitida de um supermercado. “É uma chance agora de ganhar mais e equilibrar o lado financeiro”, contou.

Os apanhadores ganham por produtividade: quanto mais colhem, maior o salário . Em média, conseguem R$ 130 por dia, até R$ 3 mil por mês. “Está bom demais poder juntar [o dinheiro], ainda mais em meio a  essa crise”, disse o trabalhador rural Maycon Aurélio Santos.

 



Veículo: Portal G1


Veja também

Comércio estima alta de até 7% nas vendas do Dia das Mães no RS

O comércio do Rio Grande do Sul deve registrar um crescimento de 5% a 7% no volume de vendas no Dia das Mã...

Veja mais
Casino planeja mais vendas de ativos, diz jornal

                    ...

Veja mais
Frango, ovo, milho e inflação em abril de 2016

Após ligeira recuperação em março, frango vivo e ovos voltaram a enfrentar perda de pre&cced...

Veja mais
Hortaliças e legumes voltam a subir e pressionam inflação pelo IPC-S

             Indicador passou de 0,49% no fechamento de abril para 0,64% em maio...

Veja mais
Alimentos subiram 129%; cebola e batata dispararam

                    ...

Veja mais
Mais da metade das famílias paulistanas está endividada, diz Fecomércio-SP

O endividamento atingiu 1,962 milhão de famílias paulistanas - ou 51,1% delas - em abril. O número ...

Veja mais
Empresas mantêm ritmo de reajustes apesar da retração do volume no 1º tri

As companhias brasileiras de bens de consumo mantiveram os reajustes de preços no primeiro trimestre, mesmo com a...

Veja mais
Alimentação determina desaceleração dos preços no varejo em abril, diz FGV

O aumento dos gastos com alimentação deu uma trégua e caiu à metade no mês de abril, e...

Veja mais
Indicador de emprego avança 3,7%

De acordo com dados divulgados ontem (5) pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas...

Veja mais