Mercados apostam em estratégias promocionais para driblar crise

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Para garantir as vendas durante a crise econômica, os supermercados de Uberlândia têm intensificado as estratégias de promoção. As táticas mais usadas são as ofertas divididas por setores, a cada dia da semana, ou descontos proporcionais, caso o cliente leve uma certa mercadoria em maior quantidade. De acordo com os empresários do ramo, a redução dos preços dos produtos em oferta pode chegar a 50%.

O gerente de marketing de uma rede de supermercados, Nélson Júnior, afirmou que os consumidores estão, cada vez mais, buscando alternativas para economizar. Na rede em que ele representa, a cada dia da semana, um setor tem os preços reduzidos. “É preciso que o cliente saiba que, diariamente, ele encontra valores baixos. Começamos a semana com produtos de limpeza até passar por hortifrúti, mercearia e terminar a semana com bebidas e carnes”, afirmou.

Na visão de Cleivon Guerra, gerente de outro supermercado que adotou ação semelhante, as vendas das mercadorias crescem cerca de 50% nos dias em que estão em oferta. “Hoje é fundamental esse tipo de estratégia na realidade do País, na qual as pessoas buscam as melhores ofertas e condições”, disse.

A professora Jussara Catarina Silva sempre programa as compras para coincidir com os respectivos dias de promoção de um supermercado. “Já venho com a ideia fixa do que vou comprar. Venho toda terça-feira para aproveitar o dia de frutas e legumes. Na quinta-feira, eu volto para comprar a carne na promoção. A estratégia correta nos faz economizar muito, ainda mais nesse período de crise”, disse. Ontem, a banana, por exemplo, estava custando R$ 1,45 com a promoção de hortifrúti. Nos outros dias, o valor chega a passar de R$ 3.

Estratégia

Outro supermercado da cidade adotou uma campanha de promoção, desde o dia 29 de abril, em que o cliente recebe o desconto em relação à quantidade de mercadoria em que adquire, assim como em um atacado. Mil produtos da loja fazem parte dessa estratégia. Caso o cliente compre uma unidade, ganha 20% de desconto, mas no caso de duas unidades, o desconto sobe para 50%. Se a compra for de três unidades, a quarta sai de graça. “Já tivemos uma resposta muito boa dos clientes. Percebemos, fisicamente, um maior movimento na loja. Acontece, a todo momento, de termos que repor as mercadorias pela alta rotatividade”, disse Ricardo Denaldi, gerente regional da rede.

Especialista

Na visão de André Luiz Queiroz, especializado em Economia Doméstica, as promoções visam atender, em grande parte, ao interesse do próprio estabelecimento, o que demanda uma série de cuidados por parte do consumidor. “É preciso ser disciplinado e respeitar o orçamento que se tem. Boas ofertas podem ser aproveitadas, mas é preciso pensar a real necessidade daquele produto ou os motivos dele estar com preço baixo”, afirmou. Segundo Queiroz, é necessário ir ao supermercado decidido sobre o que comprar para não correr o risco de adquirir produtos supérfluos.

Para o economista, promoções “pague dois, leve três” também carregam características perigosas ao consumidor. “Tem que se pensar se realmente compensa estocar aquela mercadoria. O supermercado está induzindo o cliente a comprar muito. O que acontece não é uma economia, trata-se de uma antecipação da despesa”, disse. Outro ponto apontado por ele é que, às vezes, o excesso de deslocamento em busca de promoções gera, na soma dos gastos, maiores despesas de combustível do que contenções de gastos.

 



Veículo: Jornal Correio de Uberlândia


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