Pesquisa mostra que há falta de produtos nos supermercados

Leia em 1min 20s

A cada 100 produtos da lista de compras, cerca de 11 itens estão em falta nas prateleiras dos supermercados no País, segundo levantamento da NeoGrid/Nielsen.

 O índice de rupturas (falta de produtos) no setor de alimentos chegou a 11,62% em março, 10,92% em higiene e beleza, 9,71% em bebidas e 8,94% em limpeza.

Apesar da falta de produtos, o Brasil ainda está longe de virar uma Venezuela. “O Brasil está longe de uma crise de abastecimento, mas por causa da crise econômica já não há à disposição do brasileiro tantas marcas ou tão variados sabores de determinado alimento ou item de higiene e limpeza”, afirma o diretor de relacionamento do varejo da NeoGrid, Robson Munhoz, em nota.

Crise

Munhoz, explica que, com a crise, o setor supermercadista tem receio de comprar alguns produtos e não vender, uma vez que o poder aquisitivo do brasileiro está diminuindo. Outra possível razão é o fato de a indústria estar mais pessimista que o varejo.

“O varejo está vendendo dentro do ritmo esperado, mas já percebeu que a indústria começa a ter dificuldades de entrega em alguns itens, principalmente no que diz respeito aos não-alimentos, como higiene e beleza e limpeza”, afirma Munhoz.

Além disso, o setor industrial teve vários aumentos de impostos e energia nos últimos meses. “Consequentemente, a indústria teve que repassar parte desses reajustes para os produtos. O varejo, para tentar evitar menores reajustes de preço para seus clientes, leva mais tempo para negociar mercadorias e, por isso, alguns itens e marcas acabam faltando por mais tempo nas prateleiras”, explica.

O levantamento foi feito em mais de 10 mil lojas de supermercados em todo o país.

 



Veículo: Portal Terra


Veja também

Lojistas devem se alinhar ao “novo consumidor”

                     Consumo em queda ex...

Veja mais
Perdas na produção devem pressionar mais os preços

                    ...

Veja mais
Varejo do ABC tem prejuízo de R$ 29 mi

O primeiro bimestre foi de prejuízos para o setor varejista do Grande ABC. A retração de 3,3% no fa...

Veja mais
Dia das Mães não aquece comércio de Belo Horizonte

O comércio de Belo Horizonte segue amargando quedas na receita em 2016 e, em maio, nem as vendas do Dia das M&ati...

Veja mais
Varejo virtual tem tentativas de fraude de R$ 3,6 mil por minuto

O Brasil registrou, em 2015, tentativas de fraude em vendas virtuais na casa dos R$ 3,6 mil por minutos, segundo um leva...

Veja mais
Safra 15/16 deve chegar a 210 mi de toneladas

A safra de grãos estimada para o período 2015/2016 está em 210 milhões de toneladas. Isso po...

Veja mais
Movimento virtual cresce 1% no trimestre

O comércio eletrônico brasileiro registrou alta nominal de 1% no faturamento no primeiro trimestre de 2016 ...

Veja mais
Festas juninas podem garantir mais vendas

As fabricantes de alimentos esperam um impulso nas vendas de produtos típicos de festa junina em 2016 ante o ano ...

Veja mais
Cafés em cápsulas terão selo de qualidade

                    ...

Veja mais