SPC registrou aumento de 1,69% em abril na Capital.
Passado o aperto do início do ano com despesas como IPVA, IPTU, matrículas escolares e férias, o orçamento fica um pouco mais leve, e essa é a hora de colocar aquela conta atrasada em dia. No mês de abril, foi isso o que fez uma parcela dos belo-horizontinos e o resultado foi que, pela primeira vez em 2016, o número de consumidores que regularizaram suas dívidas na capital mineira cresceu em relação ao mês anterior (março): 1,69%. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Nos três primeiros meses do ano, na mesma base de comparação, o Índice de Recuperação de Crédito da CDL-BH havia sido negativo. Em janeiro, o número de pessoas que quitaram as dívidas caiu 2,22%, seguido por uma retração de 12,62% em fevereiro e outra queda, de 2,98%, em março. A economista da entidade, Ana Paula Bastos explica que, normalmente, no começo do ano, os consumidores encontram mais dificuldades para honrar com os pagamentos em função do volume de impostos a serem pagos.
“Como parte da renda das famílias é destinada para essas despesas, como IPVA e IPTU, a quitação de dívidas antigas fica comprometida no primeiro trimestre do ano. Agora, o término do pagamento dessas responsabilidades financeiras acabou contribuindo com o aumento da recuperação de crédito em abril”, destaca Ana Paula.
Apesar do crescimento da regularização das despesas pelos belo-horizontinos em abril, ainda não dá para afirmar que essa é uma tendência que irá se confirmar nos próximos meses. A economista da CDL-BH destaca que março é uma base fraca de comparação, por ter tido menor número de dias úteis em função do feriado da Semana Santa, e, por isso, a forma como o desemprego e a inflação vão caminhar no futuro é que vai determinar esse cenário.
“Isso aconteceu porque março tem menos dias úteis e ainda teve a folga no orçamento para aquelas pessoas que têm um pouco mais de planejamento. Mas a tendência da alta da recuperação de crédito vai depender de como o desemprego e a inflação irão se comportar daqui para frente”.
Em relação ao mesmo mês em 2015, o Índice de Recuperação de Crédito em abril foi negativo: - 5,99%. Também houve queda no número de consumidores da capital que regularizaram as dívidas no acumulado de 2016 (-7,04%). Alto nível de desemprego, inflação e taxas de juros elevadas mais uma vez aparecem entre os fatores que dificultam o pagamento das despesas em atraso pela população.
Do total de cancelamentos de registros junto ao SPC da CDL-BH no mês, 57,31% foram feitos por mulheres, enquanto o restante, 42,69%, ficou por conta dos homens. A explicação para o maior percentual de quitação entre o sexo feminino, segundo Ana Paula, é que as mulheres normalmente compram produtos de menor valor agregado, o que facilita o pagamento. Na análise por faixa etária, em abril, os consumidores com idade entre 30 e 39 anos foram os que mais regularizaram a sua situação: 26,85%.
A economista da CDL-BH avalia que, se a pessoa está empregada e em um momento econômico um pouco mais tranquilo, esse é o momento ideal para se planejar financeiramente. “Se, a partir de agora, o consumidor já viu que conseguiu honrar os compromissos do início do ano, esse momento é ideal para fazer o planejamento, sempre lembrando de optar pelo consumo de forma consciente”.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG