SC dobra produção de leite em oito anos

Leia em 1min 50s

Quarenta e cinco anos atrás, o agricultor Luciano Sarvacinski saía diariamente a cavalo para entregar 30 litros de leite de porta em porta em Chapecó, no Oeste. Ele possuía sete ou oito vacas, que produziam de três a quatro litros de leite por dia cada. O leite era apenas uma atividade complementar à produção de suínos, aves e grãos. Hoje, para transportar o leite produzido na propriedade, é necessário um caminhão.

 

Com o tempo, Sarvacinski largou a produção de suínos, fechou os aviários e investiu no melhoramento genético de seu rebanho de vacas holandesas. Os 60 hectares de lavoura foram destinados à pastagem e à produção de milho para o rebanho leiteiro. São 60 vacas que produzem 1,4 mil a 1,5 mil litros por dia, média de 25 litros por dia para cada animal.
– Hoje, com uma vaca produzo os 30 litros que tirava com sete ou oito – diz Sarvacinski.

 

Tudo graças ao melhoramento genético e à inseminação artificial, em que o melhor sêmen é identificado com a ajuda de softwares de uma empresa americana.
A evolução de Sarvacinski, que, em 2005 e 2007, foi o melhor criador da raça holandesa no Estado, é um exemplo de como Santa Catarina evoluiu na produção de leite.

 

Nos últimos oito anos a produção dobrou, subindo de um milhão de litros em 2000, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2,18 bilhões de litros em 2008, segundo estimativa do Centro de Socieconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. Entre 2000 e 2007, SC foi o estado que mais cresceu entre os oito maiores produtores de leite, conforme o IBGE.

 

SC se tornou o quinto maior produtor do país

 

Enquanto a produção brasileira aumentou em 32%, em Santa Catarina o crescimento foi de 86%. Rondônia ficou em segundo lugar com 68%. Em 2007, SC se tornou o quinto maior produtor do país, com 1,87 milhão de litros contra 1,62 milhão de São Paulo. É um feito considerável para um Estado que tem apenas 1,12% do território nacional.

 

Veículo: Agrolink


Veja também

Comércio quer Páscoa "romântica"

O comércio da cidade do Rio de Janeiro estima vendas 7% maiores nessa Páscoa do que no ano passado, segund...

Veja mais
Comfort Concentrado com nova comunicação visual

A partir deste mês, a Unilever vai mudar a comunicação visual do Comfort Concetrado. A novidade cheg...

Veja mais
Congelador lotado é o mote da campanha da Consul Facilite

Para mostrar ao público que há uma salvação para o velho problema do congelador cheio de gel...

Veja mais
Dove investe R$ 15 mi e lança redutor de pêlos

Desodorante feminino HairMinimising chega a todo o País neste mês de março e é formulado com ...

Veja mais
Brasil será um dos seis pólos criativos do Carrefour

Varejista pretende adotar "posicionamento inovador" para buscar a "liderança intelectual da categoria"   O...

Veja mais
Operações de subsidiárias sustentam matrizes

A fabricante de produtos de higiene pessoal e medicamentos Johnson & Johnson engrossou o time de empresas que conseg...

Veja mais
Concessionária vai duplicar 400 km da Rio-Bahia

Em sua primeira investida em infraestrutura rodoviária no País, a espanhola Isolux Corsán, dever&aa...

Veja mais
Estímulo ao leite no RJ

O governo do Rio de Janeiro anunciou um pacote de estímulo ao setor lácteo, que inclui a reduç&atil...

Veja mais
Banho de loja no franguinho

A Marfrig quer deixar de ser reconhecida como um frigorífico e se posicionar como uma indústria de aliment...

Veja mais