Em outra pesquisa feita pela Fecomércio, agora sobre a Expectativa de Vendas dos lojistas para o Dia dos Namorados, 51,5% das empresas do comércio varejista da capital mineira dizem ser impactadas de forma positiva com a data. Tanto a Equipage, como a K9, enquadram-se nessa estatística. Apesar do dado favorável, 41,8% dos empresários esperam vendas piores que no ano passado, contra 39,2% que esperam uma melhora no cenário.
As promoções e liquidações serão a principal estratégia dos empresários (64,9%) para incrementar o negócio no período. Os segmentos que mais devem lucrar são os que trabalham com tecido, vestuário e calçados (68,1%). Para 51,3% dos lojistas entrevistados, o gasto médio do consumidor com presente não passará de R$ 100.
O comércio eletrônico também pode ser uma importante alternativa para os donos de lojas. Diretora financeira da Equipage, Mariana Mourão conta que, desde agosto do ano passado, a empresa tem uma loja on-line e que tem trazido bons resultados. “Na crise, a gente tem de fazer a diferença com muita criatividade, porque não é só cortar custos. Também vimos um potencial em investimentos na mídia, nas redes sociais, e, com a loja virtual, a gente consegue ainda atender clientes de outras regiões”.
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), para este ano, a estimativa de faturamento para o Dia dos Namorados com o e-commerce é de R$ 2,08 bilhões, uma alta de 8% na comparação com o mesmo período em 2015.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG