O preço promete ser a chave para os lojistas faturarem este ano com as vendas do Dia dos Namorados em Belo Horizonte. Em tempos de crise econômica, o valor mais baixo e competitivo poderá ser um grande aliado dos empresários no incremento do negócio.
Pesquisa divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG) sobre a Intensão de Consumo para a data mostra que para 67,1% dos belo-horizontinos o custo será o principal fator considerado na hora da escolha do presente.
A maior parte dos consumidores entrevistados (54,6%) afirma que não pretende presentear no dia 12 de junho. Apesar de ser um dado negativo, não é suficiente para desanimar os comerciantes. Isso porque, desse percentual, 56% explicam que não irão às compras porque não têm a quem presentear, 15,6% argumentam não ter o costume e 13,3% justificam comemorar de outra maneira.
Por outro lado, 43,4% dos belo-horizontinos garantem que não deixarão o companheiro de “mãos abanando” e darão um mimo. Além do preço, como já mencionado, as outras duas características que serão analisadas cuidadosamente por esses consumidores são a qualidade do produto (34,1%) e a marca (17,9%). Os lojistas, no entanto, devem ficar atentos também aos fatores que, segundo os entrevistados, poderão limitar os gastos com o presente do Dia dos Namorados, como a crise econômica (31,8%) e os altos valores dos produtos (30,1%).
Entre os estímulos citados para o consumo, as promoções (63,6%) e os preços reduzidos (31,2%) lideram a lista. Especializada no comércio de calçados e acessórios, a mineira Equipage está atenta ao perfil atual do consumidor e investiu em uma campanha específica para o Dia dos Namorados nas suas lojas físicas e virtual. Intitulada “Amor Perfeito!”, a ação tem como objetivo incentivar as vendas por meio de uma linha de produtos com preços mais acessíveis. A expectativa da empresa é por um crescimento real de 5% para o mês de junho.
“Já tínhamos lançado, no ano passado, a nossa loja virtual e agora estamos fazendo também uma campanha intensa nas redes sociais. Com isso, a gente espera impulsionar as vendas na data. Na campanha Amor Perfeito!, elegemos vinte produtos em que conseguimos uma boa negociação com o fornecedor e vamos passar um bom preço para o cliente”, explica a diretora financeira da Equipage, Mariana Mourão.
Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomércio, os calçados são o segundo produto na preferência do belo-horizontino para a data (11%). O segmento só perde para o de roupas (25,4%), ficando à frente dos itens de perfumaria (8,1%). Para o Dia dos Namorados, a maior parte dos moradores da capital (64,8%) afirma que não pretende gastar mais do que em 2015. A razão seria o temor pela crise econômica. O valor médio dos presentes não deve ultrapassar os R$ 100 para 67% dos entrevistados que planejam ir às compras.
Diretor comercial da grife de moda feminina K9, Anderson Borges revela que a empresa já possui alguns itens promocionais para o período e, na semana que vem, deve ampliar a oferta de produtos com preços mais baixos. Borges se diz confiante para o aumento das vendas, principalmente após a notícia da alta da produção da indústria de 0,1% em abril, na comparação com março, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse já é o segundo aumento seguido neste ano no indicador.
“Algo que para mim vai ser bastante significativo é a pesquisa (do IBGE) que saiu com os dados da indústria, que já estaria retomando a produção de forma positiva. Isso indica que existe uma tendência ao aumento de produção e, em termos de comércio de varejo, é um primeiro indicador no sentido da retomada das vendas”, avalia o diretor comercial da K9. A empresa conta com dez lojas na capital mineira, sendo sete situadas em shopping centers e outras três de rua.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG