Dia dos Namorados cria boa expectativa para o comércio

Leia em 3min 40s

Festa junina, chegada do inverno e o Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo, dia 12, estão movimentando o comércio local, tanto no Centro quanto nos shopping centers. As expectativas são positivas, naturalmente, e os comerciantes esperam ampliar as vendas, aproveitando a oportunidade de que o consumidor está buscando mais parcelamentos a longo prazo, a fim de garantir as compras em datas comemorativas e também para atender às mais diversas necessidades.

Considerada a terceira data mais lucrativa para o comércio, o Dia dos Namorados cria boas expectativas em Sorocaba. O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), José Alberto Cépil, assim como os demais lojistas, está otimista com o resultado preliminar de vendas para a data comemorativa. Contudo, diante da atual situação econômica, Cépil acredita que o consumidor será contido, porém as compras acontecerão. No sábado de manhã, as ruas comerciais da região central tiveram movimento intenso de consumidores. Havia inclusive ambulantes com produtos expostos nas calçadas.

O gerente de uma loja de calçados no Centro, Wesley Antônio da Silva, conta que no próximo final de semana a loja em que trabalha terá horário especial para as compras de última hora. Pode até ser que surjam novos casais de namorados até lá. Como Cépil, o gerente da loja de calçados está otimista. Para ele, as vendas nos dias que antecedem a data são maiores do que no Dia das Mães. "Dia dos Namorados sempre é melhor que Dia das Mães. Acreditamos que este ano seja melhor que o ano passado", considera.

Cautela

O atual cenário econômico do País faz com que o cidadão tenha cautela, mas busca melhores condições melhores para pagar suas contas sem apertar muito mais no bolso. O comércio eletrônico também é uma opção e a expectativa é de que o faturamento das vendas on-line cresça em torno de 12% em comparação com o ano passado, superando R$ 1,6 bilhão. Esses dados foram levantados pela E-bit, unidade especializada em informações de comércio eletrônico da Buscapé Company.

Os lojistas poderão estender o horário de funcionamento especialmente para o Dia dos Namorados. Apesar das expectativas, o comerciante deve respeitar a convenção da categoria trabalhadora, ou seja, de acordo com o departamento jurídico do Sindicato dos Empregados no Comércio de Sorocaba (Sincomerciários Sorocaba), a cláusula 40 da convenção coletiva estipula que as lojas podem abrir das 8h às 22h somente na véspera e antevéspera do Dia dos Namorados, ou seja, o comércio sorocabano só poderá funcionar com a mão de obra comerciária na sexta-feira, dia 10, e no sábado, dia 11.

Isso, no entanto, não quer dizer que o comerciário tenha de trabalhar o tempo todo. Deve ser respeitada a carga horária de oito horas, com mudança de turno. O sindicato acompanhará o cumprimento da convenção por parte dos lojistas.

Presentes

Entre os produtos mais procurados para presentear o namorado ou namorada estão os perfumes, calçados, camisetas masculinas e vestidos, mas há também livros, DVDs, smartphones e até vinhos. Os casais apaixonados não pensam em economizar muito, mas também não pretendem gastar em excesso. "Não dá para a gente se endividar, mas também não dá para não presentear", afirma o técnico de informática Rudnei Costa Maier, de 26 anos. Ele já sabe o que dará para a namorada e pretendia comprar na sexta-feira. Só não revelou o que era para não estragar a surpresa.

Há quem aproveitará a data para, como se diz no popular: "Matar dois coelhos com uma cajadada só". Elisa Maria Leona dos Santos, 25, vai presentear o namorado que, segundo ela, é quase um marido, pois embora não todos os dias passam a maior parte do tempo juntos. Na sexta-feira, ela pesquisava preços de agasalhos. "Pretendo dar uma jaqueta para ele. É o que ele quer e, claro, estou vendo os preços para saber o que comprar. Não vai ser qualquer uma, vou comprar uma legal. Espero que ele goste".

Elisa não se importa em dizer o que está procurando porque a surpresa mesmo será outra coisa, no Dia dos Namorados. Ela também já pediu o presente dela: "Quero um par de botas para o inverno", reforça. Diz que todos os anos eles fazem uma surpresa um para o outro: "Nem sempre o presente é a surpresa, mas um jantar ou almoço, ou, quem sabe, qualquer outra coisa que não seja muito cara, mas legal de fazer", afirma.



Veículo: Jornal Cruzeiro do Sul


Veja também

Marca nacional ganha força no licenciamento

Para brigar com produtoras internacionais, como Disney e Warner, companhias brasileiras remodelam seus personagens e inv...

Veja mais
Farmacêuticas terão mais prazo para atender exigências da rastreabilidade

Executivos da cadeia contam que a data-limite para adaptação dos processos de produção de me...

Veja mais
Preços recordes do milho encolhem criações de aves e suínos

Os persistentes preços recordes do milho do Brasil, o segundo exportador mundial do grão, estão lev...

Veja mais
Canola busca consolidar área e produtividade

Produtores estão conhecendo melhor os pontos críticos da cultura Considerada a cultura de inverno com mai...

Veja mais
Rótulos terão de destacar produtos alergênicos

A indústria de alimentos tem até o dia 3 de julho para destacar nos rótulos dos produtos a presen&c...

Veja mais
E-commerce espera faturar R$ 2 bilhões no Dia dos Namorados

                     ...

Veja mais
Supermercados de vizinhança representam 48% da alta do setor em 2015

De acordo com pesquisa apresentada pela Associação Paulista de Supermercados – APAS e realizada pela...

Veja mais
Produção surpreende e tem alta de 0,1%

                    ...

Veja mais
51,5% dos lojistas creem em vendas positivas

Em outra pesquisa feita pela Fecomércio, agora sobre a Expectativa de Vendas dos lojistas para o Dia dos Namorado...

Veja mais