Visto como alvo preferencial para aquisição pelas maiores redes de supermercados no país, o grupo gaúcho Zaffari iniciou 2009 com novos investimentos em Porto Alegre e projetos de mais longo prazo para novos negócios em São Paulo.
As expansões programadas devem garantir, mesmo num cenário de desaceleração econômica, uma alta neste ano de 4% a 5% nas vendas da área de varejo em relação aos R$ 1,79 bilhão apurados no exercício passado, disse o diretor de expansão Claudio Luiz Zaffari. Em 2007 a receita bruta da rede atingiu R$ 1,6 bilhão.
A empresa anunciou ontem um empreendimento de R$ 100 milhões voltado para o segmento de materiais de construção e decoração em parceria com o grupo Cassol, de Santa Catarina.
O shopping Centerlar, na zona norte de Porto Alegre, terá 120 lojas e três "âncoras" - um hipermercado Zaffari, uma loja da Cassol e uma terceira ainda em negociação. A primeira etapa, ainda sem ter 100% do shopping ocupado, será inaugurada em maio. A rede gaúcha responde por 20% do investimento, enquanto o sócio catarinense banca os 80% restantes.
Segundo o diretor do grupo Cassol, Rodrigo Cassol, a empresa é a maior revendedora de materiais de construção do Sul do país e mantém desde 1993 uma fábrica de concreto pré-moldado no Rio Grande do Sul.
Sua próxima meta é abrir dois novos "home centers" em Porto Alegre e um centro de distribuição na região metropolitana a partir de 2010 e depois avançar para o interior do Estado, informou Cassol. Os planos da empresa catarinense incluem ainda um novo centro de distribuição em Florianópolis (SC) neste ano e a abertura de mais seis lojas até 2012, incluindo Paraná e Santa Catarina.
A família Zaffari pretende iniciar neste ano a construção de duas a três novas unidades e ampliar outras duas, incluindo supermercados e shopping centers , em Porto Alegre e Novo Hamburgo, informou Claudio Luiz.
Já os novos planos para São Paulo são de prazo mais longo. A empresa dispõe de uma área de 175 mil metros quadrados no bairro de Vila Prudente, na zona leste da cidade, e outra na avenida Luiz Carlos Berrini, na zona sul, onde deverão ser construídos novos shoppings. Mas os empreendimentos estão em fase de estudos e poderão ser desenvolvidos em associação com outros parceiros, disse o executivo.
Conforme o diretor, a estratégia da rede é ampliar as operações com capital próprio. "Dosamos nossos investimentos às nossas próprias capacidades", explicou Claudio Luiz Zaffari.
Segundo ele, a empresa é "sólida", tem "tecnologia e espaço para crescer" e por isso "não há por que" pensar em venda de controle.
O assédio por parte de concorrentes já foi maior, mas agora está mais "calmo", observou. "É natural, porque as multinacionais querem crescer", comentou. A rede de supermercados Zaffari é a quinta maior do país, atrás da francesa Carrefour, da americana Wal-Mart e das brasileiras Pão de Açúcar e G.Barbosa, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) de 2007.
Claudio Luiz não revelou o total dos investimentos programados para os próximos empreendimentos. "São projetos para dois a três anos", explicou.
Mas a construção de pelo menos um dos novos supermercados e as ampliações de dois shoppings Bourbon em Porto Alegre deverão ser concluídas neste ano, afirmou o empresário. Em maio também deverá ser inaugurado um teatro com capacidade para 1,5 mil pessoas no Bourbon Pompéia.
Sobre possíveis aquisições, o diretor diz que a empresa sempre "olha" oportunidades, mas a preferência é pela expansão orgânica.
Sem contar a loja de 7,3 mil metros quadrados que será aberta no Centerlar, anunciado ontem, o Zaffari tem 28 supermercados e hipermercados em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e em São Paulo. O número de funcionários chega a 9,5 mil e será ampliado em mais 250 com a nova unidade. A empresa também está preparando o lançamento de dois loteamentos, em Porto Alegre e Novo Hamburgo, informou Claudio Luiz, cujos primos comandam o grupo gaúcho.
Depois da morte do então presidente Marcello Zaffari (filho do fundador Francisco José Zaffari), em setembro do ano passado, a empresa decidiu dividir o comando entre dois diretores-superintendentes, João Benjamin e Cláudio. Estes dois, mais Ivo José e Airton Alberto, são irmãos de Marcello (e primos de Claudio Luiz) e formam o chamado "corpo diretivo". Conforme o diretor de expansão, o modelo de duplo comando já havia sido adotado em épocas anteriores e foi retomado porque o grupo opera com divisões "específicas" como shopping centers e supermercados.
Veículo: Valor Econômico