Anvisa abre consultas para regulação de lactose

Leia em 2min 10s

Divulgação nos rótulos e classificação para dietas com restrições a esses alimentos em debate

 
RIO — A Anvisa recebe, a partir desta segunda-feira, contribuições de toda a sociedade para as Consultas Públicas 255 e 256 sobre os requisitos para a declaração obrigatória de lactose nos rótulos dos alimentos e a referente a classificação dos alimentos para dietas com restrição de lactose. O prazo para envio de comentários e sugestões sobre as propostas de RDC será de 30 dias. Os interessados podem acessar as duas consultas públicas de lactose aqui: CP 255/16 e CP 256/16.
 
A primeira proposta de regulação dispõe sobre a obrigatoriedade de declaração de lactose nos rótulos de alimentos, incluindo as bebidas, os ingredientes, os aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia. Ainda, os alimentos embalados na ausência dos consumidores, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial e os destinados aos serviços de alimentação.
 
A segunda propõe a alteração da Portaria SVS/MS n. 29, de 13 de janeiro de 1998, que aprovou o regulamento técnico referente a alimentos para fins especiais, para incluir classificações de alimentos para dietas com restrição de lactose. Na proposta de inclusão dos artigos, são classificados o que é alimento com lactose, alimentos isentos de lactose e alimentos com baixo teor de lactose, por exemplo.
 
O que muda
 
Pela proposta de regulação, por exemplo, os alimentos classificados “Isentos de lactose” são aqueles que contêm quantidade de lactose igual ou menor a 10 (dez) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo, de acordo com as instruções de preparo do fabricante (NR). Esses devem trazer a declaração “isento de lactose”, “zero lactose”, “0% lactose”, “sem lactose” ou “não contém lactose”, próxima à denominação de venda do alimento.
 
Já os classificados como “Baixo teor de lactose” são os que contêm quantidade de lactose maior que 10 (dez) miligramas por 100 (cem) gramas ou mililitros do alimento pronto para o consumo. Devem trazer a declaração “baixo teor de lactose” ou “baixo em lactose”, próxima à denominação de venda do alimento.
 
Os rótulos de alimentos com lactose devem trazer a declaração “Contém lactose” imediatamente após ou abaixo da lista de ingredientes com caracteres legíveis que atendam aos requisitos descritos.
 
Em caso de limitação de acesso do cidadão a recursos informatizados, será permitido o envio e recebimento de sugestões por escrito, em meio físico, durante o prazo de consulta, para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência-–Gerência-Geral de Alimentos - GGALI, SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
 
As contribuições internacionais poderão ser encaminhadas em meio físico para o seguinte endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Assessoria de Assuntos Internacionais (AINTE), SIA trecho 5, Área Especial 57, Brasília-DF, CEP 71.205-050.
 
Fonte: Portal O Globo  


Veja também

Reforma da Previdência: votação começará na primeira semana de fevereiro

O governo quer começar a votar a reforma da Previdência Social na primeira semana de fevereiro, data em que...

Veja mais
Varejo demite jovens e contrata funcionários mais maduros

Do total de vagas cortadas no setor em 2015, 91,6% (ou 157,6 mil) ocorreram entre trabalhadores com até 24 anos d...

Veja mais
Aposentadoria média de parlamentar é 7,5 vezes superior à média do INSS

Com plano de previdência próprio, ex-senadores e ex-deputados recebem, em média, R$ 14,1 mil por m&e...

Veja mais
Castelo Alimentos lança promoção

A Castelo Alimentos, marca referência em temperos e conservas, lançou no dia 1/10 a promoção ...

Veja mais
Piracanjuba lança promoção que vai presentear consumidores com mais de 150 bicicletas

  Desde o início do mês de setembro, comprar produtos da linha Pirakids poderá render prê...

Veja mais
Beterraba e cenoura estão mais em conta, diz Ceagesp

Outros preços em baixa são goiaba, manga, carambola e lima da pérsia.Laranja lima, abacate, jabotic...

Veja mais
Dia da Criança trará alento ao comércio de Ribeirão Preto

Como em anos anteriores, a maior intenção de compras é de brinquedos entre 49,8% das pessoas; outro...

Veja mais
Demanda fraca interrompe trajetória de alta nos preços de leite e derivados

Valores pagos ao produtor vinham em uma sequência de sete elevações mensais consecutivas e remunera&...

Veja mais
Com pressão de compradores, preço do milho cai, diz Cepea

Queda nos preços do frete estimula disponibilidade do produto, de acordo com os pesquisadores A incerteza em rel...

Veja mais