Como em anos anteriores, a maior intenção de compras é de brinquedos entre 49,8% das pessoas; outros produtos que se destacam são roupas e eletrônicos
Ribeirão Preto - A Pesquisa do Dia da Criança, realizada em agosto pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, indica que 57,3% dos consumidores pretendem comprar presentes. Esta é a melhor perspectiva alcançada desde 2012, quando a Acirp passou a realizar estudos sobre a movimentação nas lojas para esta data.
Entretanto, o gasto médio pretendido teve forte redução em relação a 2015, e é o 2º menor da série, em valores corrigidos pela inflação. Adicionalmente, o gasto potencial total dos consumidores também é o segundo menor já observado, em termos reais.
A partir dos resultados da pesquisa e de dados de população da Fundação Seade, estimou-se o total de consumidores em potencial para o Dia da Criança. Os resultados apresentados, mostram que, não apenas o percentual de respostas positivas foi o maior desde o início da pesquisa, mas o total estimado de consumidores também superou todos os demais anos, pessoas com intenção de compras entre 2012 e 2016. Apesar da elevação da quantidade potencial de consumidores, houve queda significativa no valor médio de gasto reportado. Em média, os consumidores irão gastar R$ 124,82, contra R$ 169,37, em valor corrigido pelo IPC-Fipe/Acirp.
Levando em consideração a quantidade total estimada de consumidores, o valor potencial total a ser gasto no Dia da Criança 2016 é de R$ 30,5 milhões, inferior ao observado em 2015, de R$ 41,4 milhões, também corrigido pela inflação.
Para o economista da Acirp, Gabriel Couto, responsável pelo estudo que ouviu 658 pessoas e tem 95% de grau de confiança, a elevação do número de potenciais consumidores reflete o aumento da confiança em relação a 2015.
"Os sinais de retomada da confiança dos consumidores se refletem em mais pessoas declarando intenção de compras para o Dia da Criança. Mas como ainda não há recuperação consistente do emprego, a sinalização é que o gasto total com presentes será menor este ano. De maneira geral, a leitura é que a situação atual ainda é ruim, mas existem perspectivas de recuperação."
Assim como observado em anos anteriores, a maior intenção de compras é de brinquedos, com 49,8% das pessoas que pretendem comprar presentes. Outros produtos que se destacaram foram as roupas e os eletrônicos.
Fonte: DCI