Pesquisa retrata os hábitos dos consumidores brasileiros.
Maioria dos consumidores que parcelaram as compras era jovem.
Uma pesquisa sobre os hábitos de consumidores brasileiros mostrou que roupas são os produtos mais parcelados no cartão de crédito, no carnê e no cheque. Não foram os eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, nem coisas caras o que mais se parcelou no Brasil. Foram as roupas que lideraram o ranking dos crediários em junho, julho e agosto.
Gastos com saúde e móveis vêm logo depois. Calçados, cama, mesa e banho, eletrodomésticos e material de construção ficaram no fim da lista. A pesquisa feita com 1.405 pessoas em todo o país mostrou ainda que a maioria dos consumidores que parcelaram as compras era jovem e gastou entre R$ 50 e R$ 200 reais.
A socióloga Rosana Schwartz, especialista em consumo, diz que em momentos de crise é comum que as pessoas procurem, nas compras, pequenos prazeres: “Então, o que eu faço? Eu me satisfaço comprando objeto pra minha família ou pra mim, porque naquele momento eu tenho esse direito e isso vai me fazer, naquele momento, voltar pra casa satisfeita. É uma coisa positiva desde que exista um controle dentro do orçamento do que eu posso pagar, do que eu não posso pagar”.
O locutor que faz os anúncios de uma loja captou a essência do negócio: para cada homem parcelando a compra, existem três mulheres pagando dessa forma. A ajudante de cozinha, Maria da Gloria de Almeida, decidiu fazer o cartão de uma loja para sentir menos a compra de. Sem ele, nem compraria: “Por que não ia dar pra pagar”.
Já os homens dizem que resistem à tentação do crediário. “À vista sai mais barato, né? Acho que os juros são muito altos no crédito”, afirma o empresário Igor Cordeiro Mourão.
Antes de concluir que as mulheres gastam mais por puro consumismo, a professora Vanda Lima diz que não. Ela compra pra ela, mas também pra filha e pro marido: “Meu marido não liga muito. Se eu não levo pra ele, ele nem sai pra comprar. Eu saio e compro pros dois e fico com a fama de gastona”.
Fonte: Jornal Hoje