Novas regras de controle e monitoramento da bactéria Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus no Brasil devem levar empresas do setor a realizar ajustes em suas planilhas de custos, conforme buscam se adequar às mudanças, mas a expectativa é de que o impacto seja limitado.
De acordo com o vice-presidente e diretor técnico da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Rui Vargas, serão feitas adequações aos processos que já vêm sendo executadas pelas companhias e com certeza a aplicação dessa instrução traz alguma modificação na planilha de custos. "Mas não se espera um aumento nos custos de forma geral", afirmou, explicando que as empresas já vinham aplicando medidas visando tal monitoramento e controle, e as mudanças são uma "modernização" do que já vinha sendo cumprido.
A Salmonella spp. é uma bactéria responsável por intoxicações alimentares, sendo um dos principais agentes envolvidos em surtos. A sua presença em alimentos é um relevante problema de saúde pública.
Fonte: DCI