A produção de ovos de chocolate será 4,8% maior este ano em relação a 2008, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). A produção vai somar cerca de 24 mil toneladas, sendo 21 mil toneladas em ovos industriais e 3 mil de produção artesanal. Segundo avaliações Abicab, os fabricantes de chocolate terão muitos motivos para colher bons resultados nessa Páscoa. Neste ano, a associação estima que a fabricação de ovos de chocolate totalize 113 milhões de unidades. Este número é um dos responsáveis por manter o Brasil no segundo lugar no ranking mundial dos produtores de ovos, atrás apenas da Inglaterra.
O faturamento da indústria deve chegar a R$ 828 milhões, 7,9% superior à de 2008. As vendas seguem a tendência da oferta de ovos médios (201 a 500 gramas), que devem representar 54% do volume produzido. No ano passado, esses ovos corresponderam por 56% da produção. A geração de empregos temporários deve manter-se nos mesmos 25 mil.
CRESCIMENTO. Os números relativos às vendas de chocolate de dezembro de 2008 e janeiro de 2009 são muito positivos, segundo ele. Houve crescimento, de acordo com o executivo, de 5% em volume e 11% em faturamento. Para Rego, o setor conta com a vantagem de que os ovos são produtos de baixo desembolso, o que, segundo ele, minimiza a queda de demanda. O preço dos ovos, segundo a associação, terá aumento de 8%.
A Cacau Show, empresa produtora de chocolates, espera para esta Páscoa incremento de 70%, chegando a R$ 110 milhões com as vendas no período. Serão produzidas 1,2 mil toneladas de ovos de chocolate. O faturamento anual da empresa, que tem 600 lojas no país, foi de R$ 165 milhões em 2008.
A Kopenhagen estima produção de 240 toneladas de chocolates, além das 150 toneladas de itens de linha para a Páscoa de 2009. Para atender à demanda da Páscoa de 2009, aumentamos nossa produção em cerca de 18% em relação a igual período de 2008. Considerando apenas os itens de sazonais, a previsão de faturamento para a Páscoa é de R$ 24,3 milhões, crescimento de 13,6%.
A Pandurata Alimentos, empresa que detém as marcas Bauducco e Visconti, espera crescer 15% nas vendas de colombas, e engordar o faturamento com o crescimento de 25% na categoria de chocolates. A empresa agora também entra no segmento de chocolates com a marca Hershey"s. Esta será a primeira Páscoa com operação efetivamente conjunta entre as duas companhias, depois da joint venture firmada com a multinacional americana em março de 2008.
A Arcor aumentou em 5% o volume de produtos de Páscoa, enquanto a Nestlé participa com um portfólio diversificado e 40% mais extenso do que o oferecido no ano passado, são 17 lançamentos.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ