Redes de drogarias entram em guerra pela liderança

Leia em 1min 30s

O ano de 2008 foi marcado por uma disputa acirrada no segmento de drogarias. A rede cearense Pague Menos manteve a primeira posição no ranking de maiores faturamentos do setor em 2008 com uma receita de R$ 1,55 bilhão. Mas foi a partir da segunda colocação da lista que setor mostrou mudanças significativas. A Drogasil, de São Paulo, depois de registrar um crescimento de 31,8% em sua receita bruta, que chegando a R$ 1,32 bilhão, pulou da quarta para a segunda posição. "Foi um ano em que todas as redes se movimentaram para expandir, para aumentar a presença onde já atuavam ou marcar presença em novos mercados", afirma Sérgio Mena Barreto, presidente da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), responsável pela realização do ranking.

 

A adoção da substituição tributária no estado de São Paulo é citada por executivos como fator importante para o desempenho das grandes redes em 2008. O sistema, afirmam, inibiu fraudes, privilegiando as empresas idôneas.

 

No que diz respeito a número de lojas, o ranking também apresentou importantes mudanças, embora a primeira posição também tenha sido mantida pela Pague Menos. A Droga Raia, de São Paulo, pulou do quinto para o segundo lugar. "Nos últimos dois anos, a realizamos um forte e bem sucedido plano de expansão", afirma o vice-presidente comercial da Droga Raia, Eugênio de Zagottis. A empresa, que em 2006 contava com 150 unidades, abriu 111 lojas entre 2007 e 2008, sendo 63 no ano passado, encerrando o período com 259 unidades. Para 2009, a empresa já tem confirmada a abertura de 20 lojas no primeiro semestre. A Droga Raia registrou um crescimento de 38,5% em seu faturamento, que chegou a R$ 1,14 bilhão no ano passado.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Indústria de chocolate prevê produção 4,8% maior este ano

A produção de ovos de chocolate será 4,8% maior este ano em relação a 2008, de acordo...

Veja mais
Indústria muda relações com varejo

A redução nos estoques implementada pelos supermercadistas, por conta da crise, estabeleceu uma nova din&a...

Veja mais
Barry Callebaut faz parceria com Bunge e investe em fábrica no Brasil

A suíça Barry Callebaut , a maior fabricante de chocolate bruto para indústria do mundo, deve come&...

Veja mais
Odebrecht estreia em operação de estradas

Em sua primeira investida como controladora em concessões rodoviárias no País, a Organizaç&a...

Veja mais
Consumidor estimula apoio a deficientes

Os esforços feitos pelas agências de publicidade para chamar a atenção para as pessoas portad...

Veja mais
Aniversário

  Veículo: Gazeta Mercantil...

Veja mais
Pague Menos mantém liderança

Em um ano de forte disputa no setor de drogarias, a Pague Menos manteve a liderança no ranking de maiores faturam...

Veja mais
Indústria aperta o varejo e já faltam produtos nas gôndolas

Novas regras tomaram conta das conversas entre as redes de supermercados e a indústria nos últimos meses. ...

Veja mais
Venda da Medley sai na próxima semana

Depois de meses de conversas, a venda do controle da Medley para a francesa Sanofi-Aventis deve sair finalmente na seman...

Veja mais