Novas regras tomaram conta das conversas entre as redes de supermercados e a indústria nos últimos meses. Desde o começo da crise financeira global, os supermercadistas iniciaram um processo de ajustes dos estoques e a indústria, por sua vez, impôs alternativas que desagradaram ao comércio.
Se os varejistas agora conseguem fazer pedidos mais próximos da realidade das vendas e não engessam seu capital de giro com produtos parados no estoque, a indústria diminuiu a quantidade de repositores e ficou mais rígida em relação às verbas oferecidas aos varejistas. Antonio Ferreira de Souza, gerente-geral da rede de supermercados Futurama, diz que as fabricantes Arcor, com os produtos Triunfo, e M. Dias Branco, com a marca Adria, estão promovendo um revezamento dos repositores.
"A Sadia também tinha diminuído a quantidade de repositores, mas brigamos muito e ela voltou atrás", conta Souza. Roberto Moreno, diretor financeiro do Sonda Supermercados, afirma que, desde outubro do ano passado, a quantidade de repositores caiu 15% nas lojas da rede. Os fabricantes negam. Com estoques ajustados e menos repositores, já começam a faltar produtos nas gôndolas dos supermercados.
Veículo: Gazeta Mercantil