Levantamento do Procon-SP reforça a necessidade de os consumidores pesquisarem em vários locais
A diferença entre os preços dos ovos de Páscoa na capital está perto dos 80%. Segundo pesquisa da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), divulgada ontem, os valores variam até 79,19%.
De acordo com o levantamento, a maior discrepância foi registrada no preço do ovo Talento quadrado avelãs nº 20, de 375 gramas, da marca Garoto. Enquanto no Supermercado Andorinha, na zona norte, o produto custava R$ 19,80, na unidade do Wal-Mart na zona Oeste, era vendido a R$ 35,48 (veja quadro abaixo).
Segundo Cristina Martinussi, técnica do Procon-SP, embora a pesquisa seja o retrato dos preços nos dias em que foram colhidos (entre 16 e 18 de março), o levantamento serve como mais um lembrete sobre a necessidade de os consumidores verificarem preços em vários estabelecimentos antes de comprar.
Ela ressalta, porém, que o deslocamento de um ponto a outro da cidade só deve ser feito se a relação custo/benefício compensar. A técnica observa que o giro pode ser boa alternativa, por exemplo, para quem vai comprar em grande quantidade. “A economia pode compensar”, diz. Segundo Cristina quem compra um maior número de unidades tem condições de barganhar e conseguir bons descontos.
Ela alerta que os consumidores que pretendem comprar ovos de chocolate que dão brinquedos como brinde devem ter cuidado dobrado. “Leia a embalagem e certifique-se de que o brinde é adequado à idade de quem irá recebê-lo”, afirma.
Cristina também chama a atenção para outras informações que devem estar claras nas embalagens dos produtos. Entre elas, diz, estão a composição, para certificar-se de que não há nada que provoque alergia em quem irá consumi-lo, e o selo de controle de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A técnica lembra que tanto os dados sobre composição como os do Inmetro devem estar obrigatoriamente em cada produto. “Cuidado com produtos falsificados vendidos no comércio informal”, alerta a técnica.
Martinho Paiva Moreira, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas) credita a diferença apontada na pesquisa a uma possível promoção realizada pelo estabelecimento no qual foi identificado o menor preço nos dias em que as informações foram colhidas. “A diferença média nos preços dos ovos registrada pela Apas está em torno de 35%”, afirma o executivo. Moreira observa, ainda, que a diferença de valores entre os estabelecimentos também tem relação com o poder de negociação de preços de cada rede de varejo e mesmo com a localização das lojas.
Bombons e colombas
O levantamento do Procon-SP também verificou preços de caixas de bombons, cuja variação chega a 51,87% e de bolos de Páscoa, como as colombas, cuja diferença de valores atinge 64,46%.
Veículo: Jornal da Tarde - SP