Perfetti van Melle investe no Nordeste

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A Perfetti van Melle, fabricante das balas Mentos e Fruit-tella, está apostando no Nordeste e em versões mais baratas de seus produtos para ampliar sua atuação no Brasil em 2009.
"Tem se falado muito do aumento do poder aquisitivo das classes C e D, e 78% da população do Nordeste é dessas faixas. Isso nos dá condições de olhar com especial atenção para a região", disse o diretor de vendas da Perfetti no Brasil e América do Sul, Henrique Romero.
"A crise afeta o consumo temporariamente, mas o potencial de crescimento continua no longo prazo", afirmou.

 

Focada especificamente nas balas e gomas de mascar da marca Mentos, a estratégia da empresa inclui uma campanha publicitária voltada para a região - que deve consumir mais de 20% da verba de marketing de R$ 20 milhões para 2009 - e o desenvolvimento de novas versões dos produtos, com custo mais baixo.

 

Os confeitos, que são vendidos hoje em embalagens com várias unidades, ganharão versões menores (como a caixa com 5 gomas, por R$ 1) e mesmo avulsas, com preços entre 5 e 10 centavos. As novas versões serão distribuídas em todo o País, mas foram criadas e serão destinadas principalmente aos estados nordestinos.

 

No ano passado, sem ainda ser o centro das atenções da Perfetti, a região Nordeste teve um crescimento de 22% nas vendas, enquanto a companhia, como um todo, cresceu 33%, puxada pela consolidação nos mercados do Sul e do Sudeste.

 

Distribuição fortalecida

 

Neste ano, a previsão de Romero é que as vendas no País cresçam de 23% a 25%, enquanto no Nordeste a ampliação deve ser de 30%. Com isso, a participação da região deve subir dos atuais 13% para entre 16% e 18%, "podendo chegar até a 20%", de acordo com o diretor de vendas.

 

Entre as ações já em andamento, está a ampliação da rede de distribuição no Nordeste - o número de distribuidores regionais saltou de sete, no início do ano passado, para 16 hoje, e deve continuar em crescimento. "O Nordeste tem muito mais pontos-de-venda que em qualquer outra região do País, mas a maior parte é formada por lojas de médio e pequeno portes. Por um lado, isso nos dá maior alcance, mas muitos desses pontos são em locais de difícil acesso e é isso que deve ser trabalhado", disse Romero.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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