Comerciantes do sudoeste paulista recebem capacitação

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Quatro municípios da região do sudoeste paulista terão acesso ao Programa Comércio Varejista, que visa o aumento das vendas, atração do consumidor e o drible da crise. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa de São Paulo (Sebrae-SP), por meio do Escritório Regional, a ação pretende melhorar a competitividade dos micro e pequenos negócios.

 

A iniciativa é fruto do convênio firmado entre o Sebrae-SP e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e prevê o atendimento de cerca de 9 mil micro e pequenas empresas de vários segmentos em todo o estado.

 

O programa será apresentado em Itapeva, Itaberá, Capão Bonito e Itararé, sempre em parceria com as entidades representativas do comércio. Juntos, os quatro municípios abrigam cerca de 4 mil pequenos negócios do comércio varejista, principalmente nos segmentos de vestuário, material de construção, minimercados e mercearias.

 

Em Itapeva, o programa conta com a parceria da Associação Comercial (Aciai). Para o presidente da entidade, Miguel Bustolin Neto, a iniciativa é de extrema importância para o comércio da cidade. "Trata-se de uma consultoria gratuita ao comerciante que quer melhorar sua loja, recuperar clientes e vender mais", afirma.

 

Fases do projeto

 

Segundo o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP no sudeste paulista, Marcos Manaf, o programa é uma ferramenta inovadora em gestão, com a aplicação de consultorias específicas, onde serão abordados itens para melhorar e adequar a empresa como a utilização adequada do mobiliário para aproveitamento da área física de venda, a apresentação dos produtos em prateleiras e manequins, fachada, iluminação interna e externa, utilização de cores, entre outros. "São esses detalhes, muitas vezes, que fazem a diferença no atendimento aos clientes e no aumento de vendas. Acreditamos ser uma grande oportunidade aos empresários, uma vez que em outras cidades o Programa foi um sucesso com bons resultados de negócios aos participantes", destaca.

 

Na primeira etapa do programa, está prevista a realização de um diagnóstico com a visita de consultores aos pontos-de-venda, onde serão identificadas as necessidades e dificuldades na rotina da empresa. A iniciativa contemplará temas como o visual do ponto comercial, merchandising, marketing, vitrine, iluminação e outros aspectos para atrair o consumidor.

 

No total, serão avaliados 20 itens, incluindo vitrine, comunicação visual, acesso à loja, disposição e apresentação dos produtos, provadores (em lojas de roupas), limpeza, climatização, entre outros. O resultado do levantamento será apresentado aos empresários no prazo de dois meses, após o lançamento do programa, e possibilitará definir as ações para melhorar os negócios.

 

Cada empresa receberá o diagnóstico individual - uma espécie de "Raio X" da loja ou ponto-de-venda, para que o empresário possa melhorar, em uma primeira etapa, o visual de seu estabelecimento, atraindo maior clientela e propiciando o aumento do faturamento. Para aplicar as soluções apresentadas, os empresários também contarão com consultorias individuais.

 

Após a primeira etapa, na área de Visual Merchandising, os empresários poderão aderir à fase seguinte, que tratará do relacionamento com o cliente; o público-alvo da empresa, atendimento e pós-venda. Já na terceira etapa, a capacitação dos empresários passará para as ferramentas de controle, com foco no estoque, fluxo de caixa e aspectos da área financeira, visando a melhoria na gestão do negócio.

 

O programa é gratuito e aberto a todas as empresas formais do comércio varejista. O programa terá a duração de 18 meses em sua primeira fase.

 

Veículo: DCI


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