Lojas Americanas e Insinuante entram na briga pelo Ponto Frio

Leia em 2min 30s

Mais duas gigantes do comércio brasileiro confirmaram que estão analisando a compra da rede Ponto Frio. O Baú Crediário, do Grupo Silvio Santos, já tinha demonstrado interesse pela empresa e agora Lojas Americanas e Insinuante também entraram na fila. A Lojas Americanas informou, através de comunicado ao mercado, que está analisando a compra da varejista desde segunda-feira. "Iniciamos em caráter totalmente preliminar uma análise de informações relativas a Globex Utilidades (razão social do Ponto Frio)", informou a Lojas Americanas.

 

A Insinuante buscou um parceiro para entrar na disputa. "Formamos um consórcio com o Banking & Trade Group (BTG), do empresário André Esteves. Estamos avaliando a situação da companhia para fazermos a nossa oferta formal para a rede", disse Luiz Carlos Batista, diretor-presidente da Insinuante, por meio de um comunicado. A empresa é a varejista mais tradicional do setor de eletroeletrônicos presente no Nordeste. Com 250 lojas na região, ela luta para manter sua posição de líder com varejistas ousadas como a mineira Ricardo Eletro, que hoje conta com 62 unidades espalhadas por estados nordestinos.

 

Caso a Insinuante feche a compra do Ponto Frio, somente no Nordeste ela ganharia mais 48 lojas, distanciando-se ainda mais de seus concorrentes. A aposta do Ponto Frio no Nordeste é a bandeira Ponto Frio Digital, especialista em áudio, vídeo, informática e telefones celulares.

 

Casas Bahia

 

A Casas Bahia vai estrear este mês no Nordeste, com a abertura de duas lojas em Salvador no dia 28. A inauguração das lojas, que inicialmente estava prevista para 29 de março, foi adiada por conta da greve do setor de construção civil, que prejudicou o andamento de algumas obras na região como, por exemplo, o término da construção do Shopping Paralela, um dos novos endereços da rede dos Klein.

 

Para Eduardo Terra, coordenador institucional do Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA), caso a Insinuante realmente consiga levar a melhor na disputa pelo Ponto Frio, nascerá um concorrente verdadeiramente à altura da Casas Bahia. "Com esta compra, a Insinuante passaria a ter um poder de compra muito grande e a Casas Bahia ganharia, de fato, um concorrente que conseguiria incomodá-la", afirma.

 

"A questão é se a Insinuante tem condição financeira para fazer esta compra. Se uma empresa se alavancar demais, ela pode ter problemas", completa o especialista. Com 274 lojas, a Insinuante faturou R$ 2 bilhões no ano passado. O Ponto Frio possui 458 lojas e alcançou receita de R$ 3,77 bilhões em 2008. "Outra dúvida é se a Insinuante teria condições de gerir uma empresa que fatura muito mais que ela", diz Terra. O consórcio que a varejista formou com o BTG deve fortalecê-la. Entre as varejistas que declararam interesse pela rede, a Lojas Americanas é a maior. Com 468 lojas, a empresa faturou R$ 4,9 bilhões em 2008. O Ponto Frio foi colocado à venda no sábado passado.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Ânimo do consumidor faz varejo apostar em informática

A categoria de informática deverá manter o ritmo de vendas este ano, entre as grandes varejistas, depois d...

Veja mais
Mercado de lâmpadas fluorescentes compactas aumenta 25% no ano

A morte das gastadoras lâmpadas incandescentes já foi anunciada por algumas fabricantes em determinadas reg...

Veja mais
Solvay avalia a venda de unidade de medicamentos

A Solvay, fabricante do comprimido para o colesterol, TriCor, anunciou que analisa opções para sua unidade...

Veja mais
Brasilmaxi utiliza contêiner para estocar

A Brasilmaxi, empresa especializada em armazenagem e logística, desenvolveu um novo conceito de estocagem de prod...

Veja mais
Sacrifício de matrizes eleva em 15% custo do leite à indústria

Desde o fim de março os laticínios de Goiás e Minas Gerais pagam entre 10% e 15% mais pelo litro de...

Veja mais
Cresce a venda de computadores pessoais

O comércio de computadores pessoais (PCs) no Brasil totalizou 11,8 milhões de unidades vendidas no ano pas...

Veja mais
NewStyle assina campanha de Koleston

  Para lançar o conceito de cores cativantes, a Koleston terá várias ações estr...

Veja mais
Evitar promoção prejudica carreira

Em tempos de dificuldade para manter o cargo devido à instabilidade econômica internacional, consultores de...

Veja mais
Custo da cesta básica acirra guerra de pesquisas

Supermercados divulgam estudo para confrontar levantamento do Dieese que aponta Capital como a mais caraO custo da cesta...

Veja mais