Depois da divulgação dos grandes prejuízos que as empresas de papel e celulose acabaram de apresentar no início desta semana, a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), traz uma boa notícia com a consolidação dos primeiros números do setor em 2009 que se referem ao primeiro bimestre. Segundo a entidade, o ano começou de forma mais otimista para as produtoras, pois no acumulado dos dois primeiros meses, os índices de exportações indicam aumento de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor das vendas de celulose no primeiro bimestre de 2009 para a América do Norte foi de 18,4%, enquanto que para a China o preço cresceu 16,1%.
Segundo o relatório mensal que a entidade publica, esse aumento das exportações teve um reflexo na produção da commodity, que no primeiro bimestre de 2009 cresceu 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado tende a ser incrementado no próximo mês, já que a unidade de Três Lagoas (MS) da Votorantim Celulose e Papel (VCP) entrou em operação em 30 de março.
A produção de celulose de fibra curta apresentou aumento de 1,8% no primeiro bimestre, porém, caiu 5% no comparativo entre fevereiro e o mês anterior e retraiu 0,5% na comparação entre os meses de fevereiro de 2008 e deste ano. Já o desempenho da fibra longa foi pior, caiu 5,9% na comparação entre o primeiro bimestre de 2009 e 2008, apresentou índice negativo de 1,7% entre fevereiro e janeiro deste ano e a queda se acentuou no comparativo entre fevereiro de 2008 e de 2009. As vendas domésticas da commodity caíram 6,6% e as importações também ficaram com índice negativo, 17,6% a menos nos dois primeiros meses desse ano em comparação ao ano passado.
A queda nas vendas domésticas de celulose apresentou seus reflexos na produção de papel, cujo cenário é diferente do apresentado pela commodity. No primeiro bimestre houve uma retração de 5,3% sobre 2007, mesmo índice na comparação entre fevereiro e janeiro deste ano. O maior impacto para este indicador foi com o papel cartão cuja produção desabou 24,8% nos dois primeiros meses de 2009 em comparação ao ano passado. As vendas de papel caíram 11,5% nessa mesma base de comparação.
A Bracelpa destacou que a participação do setor no saldo da Balança Comercial do primeiro bimestre de 2009 foi de 47,8% contra 37,7% no mesmo período do ano passado, resultado da queda mais acentuada das exportações brasileiras em geral.
Veículo: DCI