A safra de laranja 2016/2017 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi reestimada em 244,20 milhões de caixas de 40,8 quilos. A previsão foi divulgada ontem pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). O valor representa uma redução de 1,9% em relação à estimativa publicada em setembro, de 249,04 milhões de caixas e 0,6% comparado à estimativa inicial publicada em maio, que foi de 245,74 milhões de caixas.
A revisão para uma safra menor deve-se à adequação do fator de correção (que calcula os desvios da safra) que foi atualizado. "Anteriormente, o fator utilizado levava em consideração a média dos últimos dez anos, mas necessitou ser revisado para se adequar a realidade atual dos pomares", destaca o fundo.
Nesta estimativa, a tendência de crescimento dos frutos continuou sendo observada. A variedade Pera Rio, é revisada em 230 frutos/caixa contra 245 frutos/caixa na última previsão. Segundo o Fundecitrus, a chuva acumulada de maio a novembro, que foi 19% acima da prevista no período, puxou o crescimento.
Fonte: DCI - São Paulo