Estacionamento gera renda extra a shoppings

Leia em 4min 50s

Com uma previsão otimista de aumento de até 10% no fluxo de veículos nos estacionamentos dos shopping centers para os próximos dois anos, administradoras desse segmento estudam reformas para ampliar seus espaços, pois afirmam terem encontrado um filão. É o caso da General Shopping e da Sonae Sierra Brasil, cujos estacionamentos renderam, apenas no ano passado, cerca de R$ 22,3 milhões.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), há no País atualmente cerca de 346 mil vagas em estacionamentos, de um universo de 378 centros de compras. O movimento estimado nesses espaços nos malls é cerca de 325 milhões de pessoas por mês. A estimativa da associação do setor é de que ainda sejam inaugurados 24 novos empreendimentos ao longo de 2009. No ano passado, os shopping centers movimentaram o montante de R$ 64 bilhões, valor 11% superior frente ao de 2007.

 

O Sierra Brasil, que cobra por 13.680 vagas em seis malls, fez um investimento de R$ 260 milhões, somente no estacionamento do recém-inaugurado Manauara Shopping, em Manaus. O aporte inclui aviso de vaga e painel luminoso. No Sierra Brasil, braço da companhia portuguesa Sonae Sierra no mercado interno, a receita com estacionamentos foi responsável por cerca de R$ 10,7 milhões, o que responde por 1% do faturamento total dos empreendimentos da rede, afirmam fontes do mercado.

 

Apesar de ver nessa área um filão, a companhia afirma não cobrar o valor de estacionamento em todos os empreendimentos, pois depende da localização, do perfil do público consumidor e da estratégia de negócios. Atualmente, as taxas praticadas nos espaços do Sonae variam de gratuitas a R$ 30. Na capital paulista há dois exemplos. No Shopping Campo Limpo, por período de 6 horas o custo é R$ 3,50, e acréscimo de R$ 1,00 por hora. No Shopping Plaza Sul, 5 horas custam R$ 4,00 e para período acima de 10 horas a taxa é de R$ 20,00.

 

Em Manaus, a empresa afirma que o estacionamento possui 2, 75 mil vagas e dispõe de um moderno sistema eletrônico para controle de ocupação. "Todas as vagas têm sensores e, em cada setor do estacionamento, painéis eletrônicos auxiliam os visitantes a localizar as vagas disponíveis. Esta é a primeira vez que um shopping no País oferece um sistema inteligente de indicação de lugares vagos para estacionar", completa o diretor de Desenvolvimento da Sonae Sierra Brasil, Felipe Fulcher.

 

Segundo ele, o estacionamento conta ainda com serviço de manobristas, disponíveis nas duas entradas do Manauara Shopping. O aporte para instalar as novidades tecnológicas no local é justificado por outro executivo: "Este é o primeiro shopping da empresa na Região Norte do País, e apresenta uma proposta diferenciada e inovadora que respeita a cultura do local, o que é uma característica dos nossos empreendimentos", comemora o CEO da Sierra Brasil, João Pessoa Jorge. Questionado, o grupo não informou, porém, se o sistema será implantado nas outras unidades.

 

Cesar Garbin, que responde pela diretoria de Operações da Sonae Sierra Brasil, contou que o novo empreendimento em Manaus já tem ocupação de 96% de área bruta locável (ABL), "acima da média nacional, que varia de 90% a 92%, dependendo do local". Ele destaca que o empreendimento terá 227 operações, entre elas a âncora Saraiva Megastore, a primeira loja da rede em Manaus.

 

Na área de entretenimento, outro foco de interesse das administradoras por atrair consumidores, o Sonae resolveu investir em um teatro com mais de 550 lugares e em formato de stadium. "A decoração foi inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia e terá obras de artistas e comunidades locais", destaca.

 

Quanto a futuros empreendimentos, Garbin destaca que está prevista a inauguração de dois novos malls em 2011. "Teremos novos shoppings em Londrina (PR) e Uberlândia (MG). Ambos terão 45 mil metros quadrados de ABL e capacidade para até 250 lojas". Contudo, o maior empreendimento da rede está previsto para Goiânia (GO). "Em 2012, devemos entregar nosso maior empreendimento. Os recursos devem partir da geração de caixa de nossos sócios, que são o Sonae Internacional e a Developers Diversified Realty (DDR)."

 

Ampliação

 

Para ampliar a capacidade de atendimento aos clientes nos malls, a General Shopping, que detém 12 malls, afirma ter planos de ampliar sua estrutura física. Tanto que, no final do ano passado, a General resolveu ampliar o número de vagas de 1.083 para 1.483 no Suzano Shopping, no interior paulista. Depois da reforma, o estacionamento começou a ser a cobrado. Em 2008, a cobrança do estacionamento foi responsável por um incremento de R$ 11,5 milhões no cofre da companhia, ou seja, 69,5% da receita de serviços - R$ 16,8 milhões - ou o valor equivalente a 13,4% da receita líquida em 2008, que totalizou R$ 87,0 milhões.

 

No caso da General, a terceirização da administração deste tipo de serviço colaborou também para a redução do custo de mão de obra. "Na comparação trimestral, o custo com pessoal caiu 72%, e, se considerarmos o ano como um todo, a redução foi de 32,1%", afirma o diretor de Relações com Investidores da empresa, Alessandro Veronezi.

 

Segundo Veronezi, o resultado é bastante satisfatório para a companhia. Prova disso é que no quarto trimestre de 2008 as receitas de serviços da General foram incrementadas em 81,4%, totalizando R$ 6 milhões. No período, o crescimento dos ganhos com estacionamento foi de 91,7%.

 

Veículo: DCI


Veja também

Contra crise, produtor amplia presença na agroindústria

Para driblar a inadimplência da indústria e problemas históricos do setor, agricultores buscam ampli...

Veja mais
Protesto em supermercado

A paralisação, durante a manhã até o início da tarde de ontem, de parte dos funcion&a...

Veja mais
Pague Menos Tetra Campeã

Faturamento de R$1,5 bilhão e a meta de estar presente em todos os estados brasileiros ainda no primeiro semestre...

Veja mais
Papel ondulado vende 16% mais

As vendas de papelão ondulado foram de 183,7 mil toneladas em março, esse volume representa crescimento de...

Veja mais
Marcas próprias

As vendas de produtos de marca própria devem crescer 20% este ano, ajudadas pela crise econômica, estima a ...

Veja mais
Nova loja do Wal-Mart vai gerar mais 180 empregos

A rede Wal-Mart, que já possui o hipermercado Big em Limeira, anunciou ontem o supermercado atacadista Maxxi. O i...

Veja mais
Presidente da Kraft sua a camisa para vender mais ovos de Páscoa

A camiseta azul tamanho G usada pelo americano Mark Clouse já estava ficando suada no início da tarde de o...

Veja mais
Supermercados mantêm meta de aportes para 2009

As empresas supermercadistas mineiras deverão realizar investimento de R$ 130 milhões durante este ano &n...

Veja mais
Azeite está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros

As vendas de azeite, produto considerado supérfluo por boa parte dos brasileiros, tem crescido no País, a ...

Veja mais