A agricultura da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e Região de Influência está se especializando em produtos de alto valor agregado e/ou destinados ao consumo final no meio urbano, particularmente a fruticultura e a horticultura.
A Cooperativa de Holambra iniciou e fomentou o desenvolvimento da floricultura e hoje a região é considerada um dos principais pólos de produção e exportação de flores no País.
Os dados fazem parte da Análise de Dados de Agronegócio da região, lançada ontem em comemoração ao primeiro aniversário do Boletim Econômico da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e que passará a integrar a publicação bimestral.
A análise por municípios indica que, dentre os principais produtos, a RMC se destaca pela produção de frutas, como figo, uva e goiaba. Outro destaque é a cana-de-açúcar, que representou, entre 2005 e 2006, 1,3% da produção estadual, sendo Santa Bárbara D'Oeste responsável por 0,4% do volume total.
O levantamento revela que as discussões focadas na expansão da produção e a importância do álcool na matriz energética brasileira incrementam cada vez mais a atividade na região dentro do complexo agroindustrial, beneficiando a indústria e o setor de serviços.
Veículo: DCI