Foi apresentado Ensaio sobre os Arranjos Produtivos Têxteis na região de Campinas. Sob responsabilidade da professora Cibele Roberta Sugahara o documento apontou que o fluxo de emprego das indústrias do setor, no primeiro trimestre de 2007 e de 2008, da cadeia produtiva de Americana e região está apresentando recuperação.
Empresas da cadeia têxtil de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D'Oeste e Sumaré estão buscando alternativas para enfrentar o obstáculo da importação de tecidos asiáticos e da baixa cotação do dólar, e uma delas é associar-se ao Pólo Tecnológico Têxtil de Americana.
Os associados ao Pólo podem, por exemplo, participar de programas de apoio à gestão de suas atividades, já que esses empreendedores fazem, ou poderão fazer parte, do Arranjo Produtivo Local Têxtil.
Emprego
Dados do Ministério do Trabalho apontam de que, no 1º trimestre de 2008, as micro e pequenas empresas têxteis de Americana e Santa Bárbara D'Oeste apresentaram o maior volume total de emprego da região, 72% de cujas novas vagas são dos subsetores da indústria têxtil, provenientes das indústrias de fiação de fibras artificiais e sintéticas, fabricação de outros artefatos têxteis, incluindo tecelagem e confecção de roupas íntimas, blusas, camisas e semelhantes.
Veículo: DCI