A demanda crescente por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável tem despertado o interesse dos produtores mineiros e estimulado os investimentos no cultivo agroecológico. Para atender a demanda e incentivar maior produção de orgânicos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vai realizar nesta quarta e quinta-feira, o Encontro Regional de Agroecologia na Mantiqueira, em Bocaina de Minas, no Sul do Estado. Além da procura em alta, o valor pago pelos orgânicos é, pelo menos, 30% superior aos convencionais.
De acordo com o gerente da Emater-MG, unidade Juiz de Fora, Hildebrando Marcelo Campos Lopes, as expectativas em relação ao evento são positivas uma vez que a demanda pelos produtos orgânicos supera a produção, o que vem despertando o interesse de produtores rurais que querem investir no sistema de cultivo e diversificar a produção.
“Esperamos reunir de 130 a 150 produtores rurais no evento. O mercado para os produtos agroecológicos é crescente e a produção atual é menor que a oferta. Com o evento esperamos estimular o ingresso de produtores no sistema. Vamos abordar desde o cultivo até a certificação e comercialização dos itens. É uma oportunidade interessante para ampliar a renda e diversificar a produção”, explicou Lopes.
Ainda segundo Lopes, o interesse dos produtores da região é grande em relação ao cultivo agroecológico, o que estimulou a realização do evento. A atividade é considerada importante para a geração de empregos, principalmente entre os familiares. Os preços pagos pelos produtos agroecológicos são, pelo menos, 30% maiores que os tradicionais. Em alguns casos a agregação de valor chega a 100%.
Diversificação - “É crescente o interesse dos produtores convencionais em migrar para o sistema. O evento é uma oportunidade para conhecer a produção orgânica e a experiência de quem investiu e está registrando resultados positivos. O processo de produção tem baixo custo de implantação e manutenção e pode ser aplicado em diversas culturas como na produção de frutas, hortaliças e legumes, por exemplo. É uma oportunidade de diversificar a produção, aumentar a renda e atender a um mercado diferenciado”, explicou.
Programa - O evento será composto de palestras e visitação a uma unidade de produção agroecológica. Entre os temas que serão abordados nas palestras estão a certificação de produtos orgânicos e as diferentes maneiras de comercializar a produção.
A programação do evento também conta com oficinas sobre tecnologias de produção orgânica, onde técnicos irão demonstrar como preparar caldas alternativas e compostagem orgânica sólida e líquida.
Os participantes também irão visitar o Sítio Nova Vida, que investe na produção orgânica de frutas vermelhas como o mirtilo, amora, morango e framboesa. Lopes destaca que a produção do sítio é insuficiente para atender a demanda que vem do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora.
“A Emater-MG desenvolve um trabalho amplo no Sítio Nova Vida e queremos apresentar os resultados positivos para os produtores que ainda não investiram no sistema agroecológico. Além disso, vamos apresentar a produção de frutas vermelhas, cultura que não é tradicional na região, mas que tem apresentado bons resultados e pode se tornar mais uma opção”.
Fonte: Diário do Comércio de Minas