São Paulo - O movimento de consumidores nos shopping centers brasileiros subiu 0,16% entre os dias 5 a 13 de agosto (semana do Dia dos Pais), na comparação com o mesmo período do ano passado. A região que apresentou a maior alta no intervalo foi a Nordeste.
A expansão do fluxo de pessoas, medida pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a FX Retail Analytics, veio após um crescimento no indicador já no mês de julho, que tinha avançado em 2,58%, frente ao mesmo período do ano passado. O novo avanço reforça, na visão do CEO da FX Retail Analytics, Marcelo Tavares, a expectativa de uma retomada da economia nos próximos meses.
"Depois do avanço que identificamos no fluxo de consumidores em shoppings em julho deste ano, quando comparado ao mesmo mês do ano passado, este resultado do Dia dos Pais, ainda que seja pequeno, reforça a manutenção de um cenário positivo", avalia o executivo. Ele pontua ainda que em maio o indicador referente ao Dia das Mães tinha apontado uma retração de 1,85%, frente 2016. Ou seja, o avanço no fluxo começou a ser sentido com mais força apenas no segundo semestre.
Por região
O levantamento mostrou ainda o desempenho do fluxo de visitantes de acordo com a região do País. Na medição, a que apresentou o melhor desempenho no Dia dos Pais, em termos de visitação, foi o Nordeste. Segundo a pesquisa da Abrasce, a região viu um incremento de 4,58% no total de visitas aos shopping centers da região, frente ao resultado obtido na data comemorativa do ano passado. Em seguida, veio a região Sul, que apresentou uma expansão no fluxo de clientes de cerca de 2,08%, na mesma base comparativa.
Já na região Sudeste o fluxo de visitantes viu um recuo no período, diminuindo em aproximadamente 2,96%, aponta o indicador da FX Retail.
Fonte: DCI São Paulo