A região Nordeste voltou a liderar o crescimento dos supermercados no ano passado, com aumento real de 19,7% no faturamento no confronto com 2007.
Os números da revista especializada no setor "Supermercado Moderno" apontam o Sudeste em segundo lugar (10,6%), com a mesma expansão registrada na média nacional. O número difere daquele divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (8,98%) devido à metodologia de pesquisa.
Com sede em Sergipe e comprado no final de 2007 pelo grupo chileno Cencosud, o GBarbosa ocupa a quarta posição no ranking, atrás apenas de Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart.
Forte na região desde a aquisição do Bompreço em 2004, um terço das 90 novas lojas do Wal-Mart previstas para este ano devem ser abertas no Nordeste. Uma das estratégias, diz José Vasquez, vice-presidente da empresa na região, é respeitar as diferenças, trabalhando mais, por exemplo, com fornecedores locais. Diretriz semelhante foi adotada pelo Grupo Pão de Açúcar, segundo o diretor executivo Jorge Herzog, reproduzindo o que já vinha sendo feito no Rio de Janeiro.
Veículo: Folha de S.Paulo