Dia das Mães: comerciantes esperam vendas 12% maiores

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Depois dos bons resultados do feriado da Páscoa, o comércio lojista se prepara a segunda data comemorativa mais movimentada do ano. A expectativa é otimista: aumento de 12% nas vendas, em relação ao ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Foram ouvidos 500 lojistas da cidade do Rio.

 

A pesquisa teve como objetivo conhecer a expectativa dos empresários e saber como eles se prepararam para o Dia das Mães. O preço médio dos presentes por pessoa, segundo as estimativas dos lojistas, deve ser de cerca de R$ 100,00.
As formas preferidas de pagamento utilizadas pelos clientes deverão ser cartão de crédito parcelado, seguido do cheque parcelado, a prazo (crediário), dinheiro e cartão de débito.

 

Os comerciantes acreditam que os presentes preferidos pelos filhos e filhas devem ser os calçados (47,6%), seguidos de roupas (40,5%), jóias e bijuterias (33,3%), bolsas e acessórios (23,8%). Mais abaixo nas preferências, estão as bolsas e acessórios (23,8%), perfumes (19%), utensílios domésticos e artigos de decoração (14,3%), celulares (14,3%), eletrodomésticos (13,3%), produtos de beleza (11,4%).

 

"A expectativa do comércio lojista do Rio é animadora e os empresários já vêm fazendo muitas promoções, diversificando planos de pagamento e criando formas de crediário mais fácil sem alterar as taxas de juros, entre outras iniciativas", diz o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves. Ele também destaca que, com a concorrência cada vez mais acirrada, os lojistas estão oferecendo preços bastante competitivos para estimular e seduzir os consumidores.

 

Os comerciantes aumentaram os estoques, confiantes nos bons resultados. Como estratégia para atrair os consumidores, 71,4% investiram na decoração da loja e das vitrines, 61,9% nas facilidades de pagamento, 33,3% na promoção, 33,3% em propaganda, 28,6% na criação de kits promocionais, 19% no lançamento de produtos, 9,5% no desconto do total das compras e 9,5% no sorteio de brindes entre outras iniciativas.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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