Transportadoras em recuperação

Leia em 2min 10s

O setor de transporte de cargas deverá registrar aquecimento nos negócios em abril e maio em virtude do Dia das Mães. As expectativas de empresas consultadas pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO apontam para uma melhora em relação ao primeiro trimestre e os resultados poderão ficar acima dos registrados no ano passado.

 

Este é o caso da Patrus Transportes, sediada em Contagem (RMBH). A transportadora deverá registrar 10% de incremento nos negócios relacionados ao Dia das Mães na comparação com o mesmo período do ano passado.

 

De acordo com o presidente da empresa, Marcelo Patrus, a data comemorativa já reflete no volume transportado. "Já foi verificado um aumento na segunda quinzena da abril em virtude do Dia das Mães", disse. Ele lembrou que neste período as encomendas por parte do comércio varejista são tradicionalmente maiores para atender a demanda.

 

Além do fator sazonal, o presidente da transportadora afirmou que o crescimento esperado neste ano é atribuído à ampliação na área da atuação da empresa. No ano passado a Patrus passou a operar nos estados da região Sul do país.

 

Outro fator que poderá contribuir para a melhora nos negócios, segundo Patrus, é a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os eletrodomésticos da linha branca (fogões, geladeiras, máquina de lavar e tanquinhos). A medida foi anunciada na semana passada pelo Ministério da Fazenda e deverá resultar em retração nos preços dos produtos, o que refletirá em aquecimento nas vendas.

 

Reforma - Patrus ressaltou que o país necessita "urgentemente" de uma reforma tributária para aquecer a economia. Segundo ele, os efeitos de uma redução na carga tributária podem ser verificados nos setores automotivo, de eletrodomésticos e materiais de construção.

 

Na Transportes Delta Ltda (TransDelta), sediada em Ponte Nova, na Zona da Mata, os reflexos do Dia das Mães ainda não foram sentidos, de acordo com o gerente-administrativo, André Leal Pinto. Conforme ele, o volume de encomendas deverá aumentar na primeira semana de maio. "Neste período os pedidos são feitos de última hora", disse.

 

Na Empresa de Transportes Martins (ETM) também é esperado uma melhora no volume de entregas para o comércio nas datas que antecedem o Dia das Mães. De acordo com o assessor da diretoria, Fernando Mio Lisboa, os negócios para o segmento varejista está estagnado desde o início deste ano.Segundo Lisboa, o volume de encomendas deverá ser maior que o verificado nos primeiros meses de 2009.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Fabricante de canetas Bic vai demitir 600

O grupo francês Bic tradicional fabricante de canetas, material de papelaria, isqueiros descartáveis, entre...

Veja mais
Dia das Mães: comerciantes esperam vendas 12% maiores

Depois dos bons resultados do feriado da Páscoa, o comércio lojista se prepara a segunda data comemorativa...

Veja mais
Vendas da Nestlé caem novamente

As vendas mundiais da Nestlé caíram pelo segundo trimestre consecutivo, contrariando as expectativas, pelo...

Veja mais
Atriemg prevê expansão da triticultura em Minas

O plantio de trigo no Estado está começando neste mês e as perspectivas apontam para uma produ&ccedi...

Veja mais
Braskem tem planta verde na região Sul

Uma empresa brasileira vai produzir anualmente 200 mil toneladas de matéria-prima para a produção d...

Veja mais
Delivery Drogão totalmente renovado

Com capacidade de atender, simultaneamente, até 100 pessoas, o DISK DROGÃO, o sistema de delivery da REDE ...

Veja mais
Procter & Gamble anuncia mudanças na organização

A Procter & Gamble Company (NYSE: PG) anunciou no dia 22 de abril (quarta-feira),as seguintes mudanças na org...

Veja mais
Preço do pão varia 91,7% em João Pessoa

O preço do quilo do pão francês em João Pessoa varia até 91,7%, segundo pesquisa divul...

Veja mais
Operação do Ipem/SP aprova pão de forma

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do São Paulo (Ipem/SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justi...

Veja mais