As vendas da Nestlé SA caíram pelo segundo trimestre consecutivo, contrariando as expectativas, pelo fato de os consumidores terem recorrido a alternativas mais baratas para produtos como as águas San Pellegrino e Perrier.
A receita do primeiro trimestre caiu 2,1%, para o valor de 25,2 bilhões de francos suíços (o que equivale a US$ 21,6 bilhões), disse hoje a empresa, sediada em Vevey, na Suíça. O valor ficou aquém da mediana das estimativas dos analistas, que apontava para 26 bilhões de francos suíços. Esta é a primeira vez em quatro anos em que a Nestlé tem dois trimestres consecutivos de queda nas vendas.
As vendas desaceleraram para 0,3% no primeiro trimestre, o correspondente a um décimo do ritmo observado em 2008, uma vez que os consumidores abandonaram as marcas da empresa em busca de alternativas mais baratas. Entre as marcas mais tradicionais da Nestlé está a Nespresso, vendida por preços até cinco vezes maiores que os do café moído na Suíça, e a água San Pellegrino, comercializada a um custo quatro vezes maior que suas alternativas genéricas.
Segundo um consultor da empresa, os consumidores estão em estado de choque no que diz respeito à economia e que o atual comportamento do consumidor se deve ao temor com relação ao futuro. "A mídia está cheia, todos os dias, de reportagens sobre a recessão mundial e de uma avalanche de prognósticos apocalípticos", disse ele.
As vendas conhecidas como orgânicas, ou a receita menos as aquisições, alienações e a influência cambial, aumentaram 3,8%, menos do que a mediana de 11 estimativas captadas em pesquisa, que prognosticava 4,2%. A alta dos preços aumentou o crescimento das vendas em 3,5%, mais do que os 3,2% antecipados consensualmente por diversos economistas consultados. Essas vendas nas Américas subiram 7,1%, ante os 10% de 2008.
Cinco das sete categorias de produtos da Nestlé registraram queda das vendas: água engarrafada, lácteos, produtos para necessidades alimentares especiais, pratos prontos e doces recuaram, enquanto rações animais e bebidas subiram. As vendas do Nespresso subiram mais de 20% no primeiro trimestre, comparativamente aos cerca de 40% de expansão registrados no mesmo período de 2008. A desvalorização de moedas como o euro e o real em relação ao franco suíço reduziu a expansão da receita em 5,2%, a previsão de analistas era de queda de três pontos percentuais.
Veículo: DCI