Imposto menor impacta os estoques

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A redução da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) parece ter surtido efeito nas redes de varejo, que já observaram, nesta semana, aumento de faturamento e movimento de até 10%. Uma das molas para o sucesso é que a redução dos preços já pôde ser feita de forma imediata, pois houve a desoneração do IPI, de forma retroativa no varejo. Em relação à negociação para reabastecimento dos galpões, surge um grande dilema: aproveitar ou não a redução de preços nas fábricas para fazer grandes estoques. As próximas reposições de estoque já apresentarão menores preços para as redes.

 

A rede catarinense Berlanda, especializada nas vendas de eletrodomésticos, eletrônicos e móveis, que fechou o ano passado com faturamento de R$ 190 milhões e trabalha com estoque cíclico para aproximadamente 35 dias, disse, ao DCI, que precisa analisar mês a mês o movimento de vendas para pensar a melhor estratégia de negociação dos estoques com a indústria. "No sábado fomos informados pelos fornecedores para contabilizarmos os estoques que tínhamos na sexta-feira. Com isto, nós emitiremos uma nota, e a indústria, outra, para compensarmos o IPI. O consumidor já recebe o desconto", afirmou Nilso Berlanda, presidente da rede.

 

Berlanda revela ter suspendido as compras de estoque na sexta-feira passada para ver o resultado das vendas. "Devo receber novos produtos sem IPI. As fábricas têm de atender a demanda. Até dia 15, quando estive em São Paulo para uma reunião entre indústria e varejo, os fabricantes reclamavam do fato de ter estoques."

 

Segundo Berlanda, que preside a rede presente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o faturamento, somente esta segunda-feira, teve aumento de 10% e agora o desafio é pensar no estoque. "Analisarei mês a mês para ver se é possível fazer um grande estoque. Se o fizermos será um grande argumento de venda, pois teremos preços melhores, mas é cedo para decidir isto. Vamos ver o comportamento das vendas."

 

Na rede paulista Baú Crediário, a questão de fazer estoque grande parece ser mais sanada. A tônica do Grupo Silvio Santos é continuar a trabalhar pouco estoque. "Não vejo vantagem em fazer um grande estoque. Acredito que quase ninguém deva estocar produtos em julho para vendê-los no segundo semestre. O importante agora é atender a demanda por produtos", destaca Décio Pedro Thomé, diretor de Vendas do Baú Crediário.

 

Ele acredita ainda não há espaço para inflacionar preços, se a procura pelos produtos for muito grande. "A demanda está reprimida e é bom vendermos e aquecer o mercado." Para Thomé, é necessário aproveitar o Dia das Mães e oferecer ao consumidor melhores condições de preços e pagamento. "Havia uma movimentação de mercado para não haver de alta de preços. Agora temos deflação por causa do IPI. O crescimento de 6% supera o que imaginávamos em fevereiro."

 

O executivo destaca que a redução de IPI vigorará por pouco tempo e que isto trouxe movimento às lojas. "Quem esperar ter lucro alto não vai vender, o mercado alinha os preços. O importante é ter volume. Este desconto do imposto faz as pessoas já comprarem mais, pois as parcelas ficam menores", destacou. O executivo percebe que os clientes complementam suas compras levando micro-ondas, armário e "isto gira a roda da economia e traz volume. Quem sabe o governo não faz o mesmo com os móveis", reivindica Thomé.

 

Construção

 

No setor de construção, a redução de impostos se deu em dois momentos: no dia primeiro deste mês, e no dia 16 de abril. Os resultados de venda e movimento são positivos. Tanto que Claudio Fortuna, diretor de Marketing da Dicico, destaca que a meta de crescimento para este ano, de 28%, deva ser atingida. "O mês esta muito bom. Claro que não foi apenas uma medida isolada que nos favoreceu. A redução de IPI trouxe otimismo ao mercado, fez o consumidor sair de casa."

 

Quanto à negociação com a indústria, a Dicico tem como bandeira armazenar grandes estoques. "Neste momento não pretendemos aumentá-los por causa da redução de IPI, mas, quando estiver acabando o prazo, vamos analisar como estará o cenário poderemos ter uma estratégia para comprar melhor."

 

Veículo: DCI


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