Novo selo confere garantias de origem

Leia em 2min

São Paulo - Diante da insegurança sobre a origem e qualidade dos produtos gerada pela Operação Carne Fraca, muitas indústrias e até consumidores passaram a exigir mais garantias dos fornecedores de alimentos. De olho nessa oportunidade, a Serasa Experian e a AgroTools firmaram uma parceria para criar um selo que chancela a produção sustentável.

 

A ferramenta, batizada de TerraSafe, permite que o produtor ou o comprador consultem o sistema para emitir um extrato socioambiental das propriedades. Esse relatório atesta se o produto negociado vem de uma área regular ou embargada, por exemplo, ou ainda se os empregados estão contratados em acordo com a lei.

 

O serviço já era oferecido pela AgroTools - empresa brasileira de soluções em tecnologia para o agronegócio com sede em São José dos Campos - para grandes companhias, como frigoríficos e redes de varejo. Por meio da parceria, a ferramenta poderá ser acessado por produtores e contratantes de diferentes áreas e portes.

 

"Nossa intenção é dar acesso a essas informações ao maior número de empresas possível, já que há uma grande preocupação com a co-resposabilidade que o comprador assume ao adquirir alimentos e matérias-primas", afirma o gerente de produtos sênior da Serasa Experian, Rafael Prado.

 

A preocupação com a conformidade das propriedades no que diz respeito a uma produção sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, ganhou força quando o Greenpeace divulgou um relatório, em 2008, no qual relacionava o desmatamento na Amazônia com o avanço da pecuária no bioma. "O consumidor não quer ser coadjuvante do desmatamento e a ferramenta surgiu para dar tranquilidade para quem adquiria produtos, tanto redes de varejo quanto frigoríficos", conta o sócio-fundador da AgroTools, Sérgio Rocha.

 

Segundo Rocha, a intenção é democratizar essa informação, com foco nas propriedades. "Desta forma, o produtor pode fazer uma auto-análise e melhorar o que for preciso, ou usar os resultados positivos para se diferenciar ao oferecer seu produto, seja carne ou grãos, no mercado", avalia Rocha. A primeira etapa da parceria envolve oferecer o produto a quem já é cliente do Serasa. No começo de 2018, a ferramenta estará disponível aos demais interessados. "A tecnologia aplicada à gestão demorou a chegar no agronegócio e temos planos de uma série de produtos nesse sentido", diz. O próximo alvo deverá ser a produção de biocombustíveis.

 

Fonte: DCI São Paulo

 

 


Veja também

Setor pede o fim da cobrança do Funrural

Representantes de pecuaritas reivindicaram ontem, em Brasília, ao presidente Michel Temer que a Contribuiç...

Veja mais
Marfrig e Minerva ganham espaço no mercado com crise detonada pela JBS

São Paulo - Embora o quarto trimestre seja aguardado pelos frigoríficos, por tradicionalmente ser o melhor...

Veja mais
Governo cria comitê do Plano ABC para monitorar redução de emissões de gases estufa na agropecuária

São Paulo - O governo instituiu o Comitê Diretor da Plataforma ABC, que tem como um dos objetivos promover ...

Veja mais
Arroz: Indústria ativa e retração produtora sustentam valores do casca

Boa parte das indústrias vem mantendo o interesse por novas aquisições de arroz em casca no Rio Gra...

Veja mais
Confiança do agronegócio cresce 6 pontos no 3º trimestre

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) subiu 6,7 pontos no terceiro trimestre de 2017 em re...

Veja mais
Conab confirma estimativa de alta na produção de soja para próxima safra

O segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem, sobre a safra 2017/2018 confirmo...

Veja mais
Produção aumentará 31% em 2018

O Brasil deverá produzir quase 31% mais biodiesel em 2018, refletindo a antecipação em um ano do au...

Veja mais
Importação de leite do Uruguai preocupa

Menos de um mês após anunciar a suspensão das importações de leite do Uruguai, o gover...

Veja mais
Suíno: demanda melhora, mas preços permanecem estáveis na semana

Mercado de suínos com mais uma semana de estabilidade nas cotações, no entanto, já foi verif...

Veja mais